-
Contextualizando a iniciação à prática profissional – o caso de projetos de intervenção educacional
- Voltar
Metadados
Descrição
Na formação de educadores e professores, a iniciação à prática profissional é uma questão estruturante para o desenvolvimento pessoal e profissional. Assim, partilhamos o desenvolvimento da Unidade Curricular (UC), Projetos de Intervenção Educacional, no âmbito do 3º ano da Licenciatura em Educação Básica na Universidade de Aveiro. Para além das questões conceituais, apresentam-se dados de monitorização numa ótica de modificação e adaptabilidade. Após quatro anos de desenvolvimento da UC (2009 a2013), envolvendo 318 alunos, 16 a 18 contextos educativos e dezenas de docentes, fazemos um balanço positivo do seu papel formativo, bem como da participação dos membros da rede de formação. A visão global na promoção de observação, reflexão, concepção, planeamento e desenvolvimento de projetos educativos, devidamente contextualizados por parte dos alunos, é uma constante, aferida de diferentes formas. Palavras-chave: Formação inicial. Iniciação à prática profissional. Supervisão.Contextualizing introduction to professional practice – the case of educational intervention projects Abstract On the training of educators and teachers, an initiation into professional practice is a structuring issue for personal and professional development. Thus, we share the development of the curricular unit (UC), Educational Intervention Projects, within the third year of the degree course in primary education at the University of Aveiro. In addition to the conceptual issues, monitoring data are presented in a perspective of change and adaptability. After four years of development of the UC (from 2009 to 2013), involving 318 students, 16 to 18 educational contexts and dozens of teachers, we consider positive its formative role, as well as the participation of the members of the training network. Global vision in promoting observation, reflection, design, planning and development of educational projects, properly contextualised by the students, is a constant, measured in different ways. Keywords: Initial formation. Initiation into professional practice. Supervision.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Machado, Jane do Carmo | Neves, Rui
Data
15 de dezembro de 2014
Formato
Identificador
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/conhecimento_diversidade/article/view/1794 | 10.18316/1794
Idioma
Direitos autorais
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Fonte
Conhecimento & Diversidade; Vol. 6 No. 12 (2014); 39-51 | Conhecimento & Diversidade; Vol. 6 Núm. 12 (2014); 39-51 | Conhecimento & Diversidade; v. 6 n. 12 (2014); 39-51 | 2237-8049
Assuntos
Formação inicial. Iniciação à prática profissional. Supervisão.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Pesquisa empírica de campo.