-
Continuing teacher training at EJA: teaching strategies for students with intellectual disabilities||Formación docente continua em EJA: estrategias de enseñanza para estudiantes con discapacidad intelectual:||Formação docente continuada na EJA: estratégias de ensino para estudantes com deficiência intelectual
- Voltar
Metadados
Descrição
This article presents data from a proposal for continued teacher training from the perspective of Inclusive Education, applied in a Youth and Adult Education school (EJA), in a municipality in the State of Paraná. It was developed through action research, with the objective of developing and implementing a continuing training proposal for teachers in the final years of Elementary and High School at EJA, to improve pedagogical practice aimed at students with intellectual disabilities. The research participants were ten teachers from different curricular components. It is theoretically based on: Marins (2019), Prais and Vitaliano (2018), Vigotski (1997, 2021), and Zerbato (2018). To collect data, the following were used: a) an open questionnaire to identify teaching conceptions about intellectual disability; b) observation of classes and; c) teachers’ report. The data were analyzed by Content Analysis and showed that the training contributed to the teachers' practice, with the following results: 1. change in the teaching conception of intellectual disability, from limited and assisted, to possibilities of participation and learning; 2. the Peer Tutoring methodology contributes to the learning of students with intellectual disabilities at EJA; 3. highlighted as positive points that the elaboration of the lesson plan, in a collaborative way, brings more security to teaching work, and more accessible ways to make content available and evaluate, benefited not only students with intellectual disabilities, but other students in the EJA.||Este artículo presenta datos de una propuesta de formación continua docente desde la perspectiva de la Educación Inclusiva, aplicada en una escuela de Educación de Jóvenes y Adultos (EJA), de un municipio del Estado de Paraná. Se desarrolló a través de una investigación acción, con el objetivo de desarrollar e implementar una propuesta de formación continua para docentes de los últimos años de la Educación Primaria y Secundaria de la EJA, para mejorar la práctica pedagógica dirigida a estudiantes con discapacidad intelectual. Los participantes de la investigación fueron diez docentes de diferentes componentes curriculares. Se fundamenta teóricamente en: Marins (2019), Prais y Vitaliano (2018), Vigotski (1997, 2021) y Zerbato (2018). Para la recolección de datos se utilizó: a) un cuestionario abierto para identificar concepciones docentes sobre la discapacidad intelectual; b) observación de clases y; c) informe de los profesores después de participar en la formación. Los datos fueron analizados por Análisis de Contenido y mostraron que la formación contribuyó a la práctica docente, con los siguientes resultados: 1. cambio en la concepción docente de la discapacidad intelectual, de limitada y asistida, para posibilidades de participación y aprendizaje; 2. la metodología de Tutoría entre Pares contribuye al aprendizaje de los estudiantes con discapacidad intelectual de la EJA; 3. destacó como puntos positivos que la elaboración del plan de clase, de manera colaborativa, aporta más seguridad al trabajo docente, y formas más accesibles de poner a disposición y evaluar los contenidos, benefició no sólo a los estudiantes con discapacidad intelectual, sino a otros estudiantes del EJA.||Este artigo apresenta os dados de uma proposta de formação docente continuada sob a perspectiva da Educação Inclusiva, aplicada em uma escola de Educação de Jovens e Adultos (EJA), em um município no Estado do Paraná. Desenvolveu-se por meio de uma pesquisa-ação, tendo como objetivo elaborar e implementar uma proposta de formação continuada para professores dos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio da EJA, para o aprimoramento da prática pedagógica direcionada aos estudantes com deficiência intelectual. Os participantes da pesquisa foram dez professores de diferentes componentes curriculares. Fundamenta-se teoricamente em: Marins (2019), Prais e Vitaliano (2018), Vigotski (1997, 2021), e Zerbato (2018). Para a coleta dos dados foram utilizados: a) questionário aberto para identificação das concepções docentes sobre a deficiência intelectual; b) observação das aulas e; c) relato dos professores após participação na formação. Os dados foram analisados pela Análise de Conteúdo e mostraram que a formação foi contributiva à prática dos professores, com os seguintes resultados: 1. alteração da concepção docente sobre a deficiência intelectual, de limitada e assistida, para possibilidades de participação e aprendizagem; 2. a metodologia da Tutoria por Pares contribui para a aprendizagem dos estudantes com deficiência intelectual na EJA; 3. destacaram-se como pontos positivos que a elaboração do plano de aula, de forma colaborativa, traz mais segurança ao trabalho docente, e formas mais acessíveis para disponibilizar e avaliar conteúdos, beneficiaram não apenas estudantes com deficiência intelectual, mas os demais estudantes da EJA.
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
text | texto | texto
Autor
Bueno, Olga Mara | Oliveira, Rita de Cássia da Silva
Data
22 de abril de 2024
Formato
Identificador
https://interin.utp.br/index.php/a/article/view/3246 | 10.35168/2175-2613.UTP.pens_ed.2024.Vol19.N51.pp111-126
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Olga Mara Bueno, Rita de Cássia da Silva Oliveira | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Fonte
CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL; v. 19 n. 51 (2024): Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional; 111-126 | 2175-2613 | 1980-9700 | 10.35168/2175-2613.UTP.pens_ed.2024.Vol19.N51
Assuntos
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | CONTINUING TEACHER TRAINING AT EJA: TEACHING STRATEGIES FOR STUDENTS WITH INTELLECTUAL DISABILITIES | FORMACIÓN DOCENTE CONTINUA EN LA EJA: ESTRATEGIAS DOCENTES PARA ESTUDIANTES CON DISCAPACIDAD INTELECTUAL | FORMAÇÃO DOCENTE CONTINUADA NA EJA: ESTRATÉGIAS DE ENSINO PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL