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CONTRIBUIÇÃO PARA A QUESTÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NOS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE MÚSICA
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Metadados
Descrição
Este ensaio trata da questão dos dispositivos digitais para o ensino-aprendizado de música, na perspectiva da mediação didática, e do lugar do docente como mediador entre o conhecimento musical e a concepção/produção de softwares e outros ambientes digitais destinados à educação musical. Para tanto, buscamos fundamentar nossos propósitos nos conceitos de transposição didática e de situação didática. Discutimos o papel que as tecnologias digitais podem desempenhar no ensino-aprendizado da música no contexto da educação básica, sugerindo que o docente se torne conceptor de meios (mídias) digitais para a educação musical em diversos formatos e tipos de dinâmica: jogos, cenários investigativos, atividade criativa etc. Consideramos, por fim, a perspectiva de que o próprio docente se torne produtor destes meios (mídias) digitais para a educação musical. Ilustramos nosso propósito com duas propostas, desenvolvidas por docentes em atividades de pesquisa institucional, que envolvem dispositivos digitais. Ao apresentar novos tipos de objetos de aprendizagem, as referidas propostas suscitam o surgimento de questões referentes à formação docente e pedagógica.
ISSN
1518-2630
Periódico
Autor
Aristides, Marcos André Martins; Universidade Federal do Ceara - Campus Sobral | Santos, Regina Márcia Simão; Docente da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (aposentada)
Data
20 de dezembro de 2018
Formato
Idioma
Editor
Direitos autorais
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Fonte
REVISTA DA ABEM; v. 26, n. 40 (2018)
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion