Descrição
O presente artigo discute as contribuições de Pierre Bourdieu para compreender a movimentação de elites escolares em regiões interioranas do país. Entendendo as especificidades desses contextos, destacam-se as estratégias e mecanismos postos em jogo pelas famílias pertencentes a elites escolares do município de Alfenas/MG. Por meio da interpretação das trajetórias escolares de estudantes do 3º ano do Ensino Médio de duas instituições privadas locais e da constituição metodológica dos seus habitus, foi possível identificar dois grupos: um mais homogêneo, reconhecido localmente como uma elite, capaz de mobilizar uma série de estratégias para a manutenção da estrutura e do volume de seus capitais, principalmente econômico e social; outro, heterogêneo tanto em termos de um capital econômico difuso quanto em relação à herança cultural familiar, sendo identificada a existência de famílias pertencentes à frações das classes médias que passaram por um processo mais amplo de mobilidade social. Nesse sentido, o artigo procura apontar a importância de análises microssociológicas que não percam de vista as especificidades de movimentações escolares desses grupos distintos e, também, a importância de análises macrossociológicas que procurem identificar tendências gerais. Ambas as perspectivas contribuem para refutar a ideia de um determinismo nas análises propostas por Bourdieu.