-
Corpo e cena em dois documentários de Frederick Wiseman
- Voltar
Metadados
Descrição
This text seeks to bring some considerations about two documentaries of Frederick Wiseman, in which are emphasized the work of the body that dances and the scene in which it is inserted. The two documentary The dance. Le ballet de l'Opéra de Paris (2009) and Crazy Horse (2011) present rigorously the work of the body of the dancer in order to arrive at a result considered excellent by the choreographers, and in the case of The dance, the work of the body dialogues with the classic ballet and in the case of Crazy Horse with dance numbers and striptease of a Parisian cabaret. Wiseman uses in the two films the same style of assembly linked to the direct cinema, of non intervention in the filmed scene. The analysis of these two documentaries give us clues about how the audiovisual can be a tool of researches of the body in scene.||Este texto busca trazer algumas considerações acerca de dois documentários de Frederick Wiseman, nos quais são enfatizados o trabalho do corpo que dança e a cena na qual ele esta inserido. As obras documentais A dança. Le ballet de l’Opéra de Paris (2009) e Crazy Horse (2011) apresentam de forma rigorosa o trabalho do corpo do(a) dançarino(a) para se chegar a um resultado considerado excelente pelos coreógrafos, sendo que no caso de A dança, o trabalho do corpo dialoga com o balé clássico e no caso do Crazy Horsecom números de dança e striptease de um cabaré parisiense. Wiseman utiliza nos dois filmes o mesmo estilo de montagem vinculado ao cinema direto, de não intervenção na cena filmada. A análise desses dois documentários nos dão pistas de como o audiovisual pode ser uma ferramenta de pesquisas do corpo em cena.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Serafim, José Francisco
Data
1 de outubro de 2018
Formato
Identificador
https://periodicos.unb.br/index.php/revistavis/article/view/20638 | 10.26512/vis.v17i2.20638
Idioma
Direitos autorais
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Fonte
Revista VIS: Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais; v. 17 n. 2 (2018): Imagens e(m) Cena; 33-45 | 2447-2484 | 1518-5494
Assuntos
Cinema documentário. Corpo. Dança. Cena. Frederick Wiseman | Documentary film. Body. Dance. Scene. Frederick Wiseman
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion