Descrição
Este artigo analisa as matrizes do feminino transgênero nos filmes A Lei do Desejo (1987) e Tudo Sobre a Minha Mãe (1999) do cineasta espanhol Pedro Almodóvar, a partir da ideia de desordenamento do corpo. Evidencia-se como as personagens observadas nas películas desconstroem as normas que tentam legitimar o que vem a ser corpo e sexualidade “coerentes”, sólidos e imutáveis, afirmados a partir de paradigmas científicos, religiosos e/ou biológicos. Tina, Agrado e Lola são desconstruídas a partir de autores que trabalham com estudos de de gênero e Teoria Queer, propondo chaves de leitura que operem sob uma estética que propõe colocar uma certa ideia de verdade em tensão.
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This article analyzes the matrices of female transgender in the movies Law of Desire (1987) and All About My Mother (1999) by Spanish director Pedro Almodóvar, from the idea of body's disordering. It is evident how the characters seen in these films deconstruct the rules that try to legitimize what comes to be "consistent", solid and immutable ideas of body and sexuality, affirmed by scientific, religious and / or biological paradigms. Tina, Agrado and Lola are deconstructed by authors who work with studies of gender and Queer Theory, proposing reading keys which operate under an aesthetic that proposes to put a certain idea of truth in tension.