-
COVID-19 and the Social reflexes of school closures||A COVID-19 e os reflexos sociais do fechamento das escolas
- Voltar
Metadados
Descrição
This research aims to present social reflexes that were caused by the closure of schools due to the OVID-19 pandemic. To respond to such scenario, bibliographic and documentary research was available from newspapers, legislation and official documents, websites and scientific articles. As a result, potential impacts on students, teachers and parents are perceived, bearing in mind that problems arising from this closure such as: interruption of learning; school feeding; adaptation of teachers to the new technological reality; parents without preparation for activities in remote teaching and at home; challenge in improving and maintaining remote teaching; gaps in assistance to children; increased rate of school dropout; social isolation of children; and the challenges to validate and measure learning, tend to directly and indirectly affect these individuals, especially those living in situations of vulnerability and social injustice. This said, responses to such social reflections must come from the relationships that permeate the school-student-family state, so that mutual support can provide the necessary support to deal with the consequences of school closures.||Esta pesquisa tem por objetivo apresentar reflexos sociais que foram acarretados pelo fechamento das escolas por conta da pandemia da COVID-19. Para responder a tal cenário, se dispôs de pesquisa bibliográfica e documental a partir de jornais, legislação e documentos oficiais, sites e artigos científicos. E como resultado percebe-se reflexos potenciais nos alunos, professores e pais, tendo em vista que problemáticas derivadas desse fechamento como: a interrupção do aprendizado; alimentação escolar; adaptação dos professores a nova realidade tecnológica; pais sem preparação para as atividades em ensino remoto e em casa; desafio na melhoria e manutenção do ensino remoto; lacunas de assistência às crianças; aumento na taxa de evasão escolar; isolamento social das crianças; e, os desafios para validar e medir o aprendizado, tendem a afetar de forma direta e indiretamente esses indivíduos, principalmente aqueles que vivem em situação de vulnerabilidade e injustiça social. Isto posto, respostas a tais reflexos sociais devem advir das relações que entremeiam o Estado-escola-aluno-família de modo que o apoio mútuo poderá dar o suporte necessário a dirimir as consequências acarretadas pelo fechamento das escolas.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Sobrinho Junior, Joao Ferreira | Moraes, Cristina de Cássia Pereira
Data
22 de dezembro de 2020
Formato
Identificador
https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/18249 | 10.5585/dialogia.n36.18249
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 Dialogia | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
Fonte
Dialogia; n. 36 (2020): set./dez.; 128-148 | 1983-9294 | 1677-1303
Assuntos
COVID-19 | Education | Social vulnerability | Society | Public health emergencies | COVID-19 | Educação | Vulnerabilidade social | Sociedade | Emergências de saúde pública
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion