-
Craftsmanship at school: challenges of the art in the early years of elementary school||Arte (sania) en la escuela: (desa)fíos del arte en los primeros años de la escuela primaria||Arte(sania) na escola: (desa)fios da arte nos anos iniciais do Ensino Fundamental
- Voltar
Metadados
Descrição
It addresses the challenges of art in the early years of elementary school and its tangled thread resistance to experience and childhood in school. It reflects on the lessening of experience, especially in the field of education, from the project of modernity and highlights its consequences in school, specifically, in art and in its teaching in the early years of Elementary Education. Based on a cartographic research, it deals with challenges of the art in the early years of elementary school, showing craftsmanship as a tangled thread for the passage of art at school, transforming it into a spacetime for art, experience and childhood, for learning, life and the world.||Aborda los desafíos del arte en los primeros años de la escuela primaria y los hilos de resistencia enredados a la experiencia y la infancia en la escuela. Reflexiona sobre el debilitamiento de la experiencia, especialmente en el campo de la educación, desde el proyecto de modernidad y destaca sus consecuencias en la escuela, específicamente, en el arte y en su enseñanza en los primeros años de Educación Primaria. A partir de una investigación cartográfica, aborda los (des) hilos del arte en los primeros años de la escuela primaria, destacando la artesanía como hilo conductor del paso del arte en la escuela, transformándola en un espacio-tiempo para el arte, la experiencia y la infancia, para aprendizaje, vida y mundo.||Aborda os desafios da arte nos anos iniciais do Ensino Fundamental e os seus fios de resistência emaranhados à experiência e à infância na escola. Reflete acerca da minoração da experiência, sobretudo no campo da educação, a partir do projeto da modernidade e destaca as suas consequências na escola, especificamente, na arte e no seu ensino nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A partir de uma pesquisa cartográfica, trata dos (desa)fios da arte nos anos iniciais do Ensino Fundamental, evidenciando a artesania como fio de passagem da arte na escola, transformando-a em espaçotempo para a arte, a experiência e a infância, para a aprendizagem, a vida e o mundo.
ISSN
2357-9854
Periódico
Autor
Albuquerque, Fernanda Maria Santos | Salles, Conceição Gislâne Nóbrega Lima de | Carvalho, Nádia Priscila de Lima
Data
27 de março de 2021
Formato
Identificador
https://seer.ufrgs.br/gearte/article/view/103735 | 10.22456/2357-9854.103735
Idioma
Relação
https://seer.ufrgs.br/gearte/article/view/103735/61181 | https://seer.ufrgs.br/gearte/article/downloadSuppFile/103735/56870 | https://seer.ufrgs.br/gearte/article/downloadSuppFile/103735/56871 | https://seer.ufrgs.br/gearte/article/downloadSuppFile/103735/56872 | https://seer.ufrgs.br/gearte/article/downloadSuppFile/103735/56873 | /*ref*/BARROS, Manoel de. Meu quintal é maior do que o mundo. Rio de Janeiro: Objetiva, 2015. | /*ref*/BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1987. | /*ref*/DUARTE JÚNIOR, João-Francisco. O sentido dos sentidos: a educação (do) sensível. 2000. 233 f. Tese (Doutorado em Educação) — Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2000. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/253464. Acesso em: 26 jul. 2018. | /*ref*/FERRAÇO, Carlos Eduardo; ALVES, Nilda. Conversas em redes e pesquisas com os cotidianos. In: RIBEIRO, Tiago; SOUZA, Rafael de; SAMPAIO, Carmen Sanches (org.). Conversas como metodologia de pesquisa: por que não? Rio de Janeiro: Ayvu, 2018. p. 41-65. | /*ref*/GALLO, Sílvio; RODRIGUES, Alexsandro. Sexualidades e infâncias: (des)viar conversas que afirmam uma infância, para fiar preocupações com a novidade da criança em aparecimentos. In: RODRIGUES, Allan de Carvalho; BERLE, Simone; KOHAN, Walter Omar (org.). Filosofia e educação em errância: inventar escola, infâncias do pensar. Rio de Janeiro: NEFI, 2018. p. 213-230. | /*ref*/GOBBATO, Carolina. BARBOSA, Maria Carmen Silveira. A artesania, o diálogo e a cooperação: uma perspectiva para a didática na educação infantil. POIÉSIS, Tubarão, v. 13, n. 24, p. 350-365, 2019. Disponível em: http://portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Poiesis/article/view/8254. Acesso em: 19 maio 2020. | /*ref*/KOHAN, Walter Omar. Infância, estrangeiridade e ignorância: ensaios de filosofia e educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. | /*ref*/LARROSA BONDÍA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 19, p. 20-28, 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n19/n19a02.pdf. Acesso em: 13 dez. 2016. | /*ref*/LARROSA BONDÍA, Jorge. Experiência e alteridade em educação. Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 19, n. 2, p. 4-27, 2011. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/2444/1898. Acesso em: 5 dez. 2016. | /*ref*/LARROSA BONDÍA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Tradução Cristina Antunes, João Wanderley Geraldi. Belo Horizonte: Autêntica, 2016. | /*ref*/MENEZES, Rosália. A-MI, Jo. Corpo que paira, corpo que flui: corporeidades múltiplas na arte-vivência. Revista GEARTE, Porto Alegre, v. 4, n. 1, p. 127-140, 2017. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/gearte/article/view/70906. Acesso em: 27 maio 2020. | /*ref*/OLARIETA, Beatriz Fabiana. O sol e as laranjas: ou sobre o lugar onde as crianças e a poesia se encontram. Childhood & Philosophy, Rio de Janeiro, v. 9, n. 17, p. 11-23, 2013. | /*ref*/PAGNI, Pedro Angelo. Experiência estética, formação humana e arte de viver: desafios filosóficos à educação escolar. São Paulo: Loyola, 2014. | /*ref*/PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virgínia; ESCÓSSIA, Liliana (org.). Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2015. | /*ref*/RODRIGUES, Luiza Silva; ROBLE, Odilon José. Educação dos sentidos na contemporaneidade e suas implicações pedagógicas. Pro-Posições, Campinas, v. 26, n. 3, p. 205-224, 2015. | /*ref*/SABINO, Kelly C. Experiência: Uma arqueologia entre a arte e a educação. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 38., 2017, São Luís. Anais […]. São Luís: Anped, 2017. Disponível em: http://anais.anped.org.br/sites/default/files/arquivos/trabalho_38anped_2017_GT24_203.pdf. Acesso em: 20 jan. 2018. | /*ref*/SENNETT, Richard. A cultura do no capitalismo. Tradução Clóvis Marques. Rio de Janeiro: Record, 2006. | /*ref*/SENNETT, Richard. O artífice. Tradução Clóvis Marques. 5. ed. Rio de Janeiro: Record, 2015a. | /*ref*/SENNETT, Richard. Juntos: os rituais, os prazeres e a política da cooperação. Tradução Clóvis Marques. 3. ed. Rio de Janeiro: Record, 2015b. | /*ref*/SKLIAR, Carlos. A escuta das diferenças. Porto Alegre: Mediação, 2019. | /*ref*/STRAZZACAPPA, Márcia. A educação e a fábrica de corpos: a dança na escola. Cadernos Cedes, Campinas, v. 21, n. 53, p. 69-83, 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ccedes/v21n53/a05v2153.pdf. Acesso em: 28 maio 2020.
Direitos autorais
Direitos autorais 2021 Revista GEARTE | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Revista GEARTE; v. 8, n. 1 (2021): Ensino de Artes Visuais em diferentes campos | Revista GEARTE; v. 8, n. 1 (2021): Ensino de Artes Visuais em diferentes campos | 2357-9854
Assuntos
Art. Early years of elementary school. Craftsmanship. School. | Arte. Primeros años de la escuela primaria. Artesanía. Escuela. | Educação; | Arte. Anos iniciais do Ensino Fundamental. Artesania. Escola.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion