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Creche e pré-escola: a questão da obrigatoriedade nas produções acadêmicas
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Metadados
Descrição
This article is a systematic review that addresses the importance of day care as a fundamental stage of Early Childhood Education, in Brazil, with emphasis on the issue of obligatoriness only for pre-school. Thus, the general objective was to analyze the importance of day care and the impacts of mandatory preschool in Early Childhood Education. The specific objectives were to verify the contribution of the day care center in the educational formation and to analyze the socioeconomic, educational and cultural impacts of the mandatory preschool. Lack of access to day care, socioeconomic inequalities, inadequate teacher training, lack of investment in infrastructure and difficulties in articulating the stages were some of the problems raised. The analysis of this theme can help in the formulation of more effective public policies and in the promotion of quality education from early childhood.||Este artigo é uma revisão sistemática que aborda a importância da creche como etapa fundamental da Educação Infantil no Brasil, com destaque para a problemática da obrigatoriedade apenas para a pré-escola. O objetivo geral foi, portanto, analisar a importância da creche e os impactos da obrigatoriedade da pré-escola na Educação Infantil. Os objetivos específicos foram verificar a contribuição da creche na formação educacional e analisar os impactos socioeconômicos, educacionais e culturais da obrigatoriedade da pré-escola. A falta de acesso à creche, as desigualdades socioeconômicas, a formação inadequada dos professores, a falta de investimento em infraestrutura e as dificuldades de articulação entre as etapas foram alguns dos problemas levantados na produção acadêmica após a LDB de 1996. A análise dessa temática pode auxiliar na formulação de políticas públicas mais eficazes e na promoção de uma educação de qualidade desde a primeira infância.
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Cristina Tavares, Mara | Amaral, Cláudia Tavares do | Abadia da Silva, Altina
Data
17 de abril de 2024
Formato
Identificador
https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/31877 | 10.48075/educare.v19i48.31877
Idioma
Direitos autorais
Fonte
Educere et Educare; v. 19 n. 48 (2024): Edição de Fluxo Contínuo 2024; 74-94 | 1981-4712 | 1809-5208
Assuntos
Educação Infantil; Creche; Pré-escola; Obrigatoriedade.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion