-
Criança se nasce||Niño se nace
- Voltar
Metadados
Descrição
O texto propõe, do ponto de vista filosófico, que ser criança, nascer e permanecer criança após o nascimento é uma forma de habitar o mundo. O jeito de estar no mundo diferente do de outras idades é fundante para sempre. O que significa ser criança? Desde essa perspectiva propõe um olhar para a infância, respeitoso dos direitos das crianças, suas necessidades e características. Desse ponto de vista, o texto considera que a cidade, os espaços públicos e os jogos são fundamentais para permitir a implantação, aquela "maneira de habitar o mundo" que implica ser criança.||El texto propone desde el punto de vista filosófico, que ser niño, nacer niño y permanecer siendo niño después de nacer, es una forma de habitar el mundo. La forma de estar en el mundo distinta a la de otras edades y fundante para siempre. ¿Qué implica ser niño? Desde esta perspectiva propone una mirada hacia la infancia, respetuosa de los derechos de los niños, de sus necesidades y características. Desde esta mirada, el texto considera que la ciudad, los espacios públicos y el juego son fundamentales para permitir el despliegue, esa “forma de habitar el mundo” que implica ser niño.
ISSN
2357-9854
Periódico
Autor
González, María de los Ángeles
Data
4 de julho de 2019
Formato
Identificador
https://seer.ufrgs.br/gearte/article/view/92911 | 10.22456/2357-9854.92911
Idioma
Relação
https://seer.ufrgs.br/gearte/article/view/92911/53200 | /*ref*/GIRONDO, Oliverio. Obras completas. Buenos Aires: Losada, 1968. | /*ref*/MARTÍ, José. La edad de oro. La Habana: Editorial Gente Nueva, 1989. | /*ref*/MAUGHAM, William Somerset. El filo de la navaja. Barcelona: Ediciones G. P., 1965. | /*ref*/NIZAN, Paul. Adén-Arabia. Barcelona: Paradigma, 1991. | /*ref*/TONUCCI, Francesco. Niño se nace. Barcelona: Barcanova, 1988.
Direitos autorais
Direitos autorais 2019 Revista GEARTE | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Revista GEARTE; v. 6, n. 2 (2019): Ensino/Aprendizagem das Artes na América Latina: colonialismo e questões de gênero | Revista GEARTE; v. 6, n. 2 (2019): Ensino/Aprendizagem das Artes na América Latina: colonialismo e questões de gênero | 2357-9854
Assuntos
Niño. Infancia. Paradojas de la Infancia. Derechos de los niños. | Criança. Infância. Paradoxos da infância. Direitos das crianças
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion