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CRIATIVIDADE E PRÁTICAS CRIATIVAS EM EDUCAÇÃO MUSICAL: UM ESTUDO DAS PRODUÇÕES RECENTES NOS ANAIS DE CONGRESSOS DA ABEM
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Metadados
Descrição
Esta pesquisa teve o objetivo de investigar como estudos e pesquisas sobre criatividade na educação musical vêm se configurando recentemente nos anais dos congressos nacionais da Associação Brasileira de Educação Musical (Abem). A fundamentação teórica foi construída com base em pesquisas atuais de autores brasileiros e estrangeiros das áreas da educação e da educação musical que focalizam o tema enquanto campo teórico-prático. Quanto à metodologia, foi realizada pesquisa bibliográfica. Foram selecionados 30 textos, sendo utilizado o software MAXQDA 12 para a análise dos dados. As análises tiveram como foco as seguintes dimensões: justificativas que envolvem o desenvolvimento da criatividade, expressões utilizadas pelos autores para tratar do tema, atividades e estratégias metodológicas mais utilizadas e princípios teórico-metodológicos que orientam as discussões sobre o tema. As considerações finais destacam a criatividade na educação enquanto campo de estudos que vem crescendo sob diferentes olhares e perspectivas, com destaque às práticas criativas que vêm sendo desenvolvidas em contextos diversos. O crescimento do campo aponta para a crescente valorização e legitimação dos discursos, identidades e processos de significação que emergem das práticas criativas enquanto potencial crítico e transformador no campo da educação musical.
ISSN
1518-2630
Periódico
Colaboradores
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Autor
Pelizzon, Lia Viégas Mariz de Oliveira; Universidade do Estado de Santa Catarina | Beineke, Viviane; Universidade do Estado de Santa Catarina
Data
15 de julho de 2019
Formato
Idioma
Editor
Direitos autorais
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Fonte
REVISTA DA ABEM; v. 27, n. 42 (2019)
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion