-
Cuerpo (i) la ética: el arte, el cuerpo y la producción de sentido en la educación de jóvenes y adultos (EJA)||Corpo (i)ética: arte, corpo e produção de sentidos na educação de jovens e adultos (EJA)
- Voltar
Metadados
Descrição
Este texto tiene la intención de presentar la experiencia en una intervención con jóvenes y adultos de una escuela municipal, donde llevamos a cabo talleres corporales-artísticos con el fin de producir sentidos insospechados en el proceso de aprendizaje. Utilizando los conceptos filosóficos de Deleuze y Guattari y recursos tales como, instalaciones de arte interactivas, buscamos producir un aprendizaje para intervenir en el campo afectivo de los estudiantes, en sus concepciones y formas de sentir. Destacamos el carácter político, ético y estético de estas intervenciones, puesto que fueron tratados temas como misoginia y ecología (política), poniendo en movimiento los valores de los cuerpos (ética), a partir de acciones sobre la sensibilidad (estética).||Este texto pretende apresentar a experiência de intervenção junto a uma escola municipal de jovens e adultos de Vitória (ES), onde realizamos oficinas corporais-artísticas com o intuito de produzir sentidos insuspeitos no processo de aprendizagem. Utilizando-nos dos conceitos filosóficos de Deleuze e Guattari e de recursos como instalações artísticas interativas, procuramos produzir uma aprendizagem que interviesse no campo afetivo dos estudantes, de modo a tocarmos em suas concepções e modos de sentir. Destacamos aqui o caráter político, ético e estético destas intervenções, na medida em que abordaram temas como a misoginia e ecologia (política), movimentando os valores nos corpos (ética), a partir da ação sobre a sensibilidade (estética).
ISSN
2357-9854
Periódico
Colaboradores
CAPES | FAPES (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo)
Autor
Yonezawa, Fernando | Cuevas, Márcia
Data
30 de abril de 2017
Formato
Identificador
https://seer.ufrgs.br/gearte/article/view/70992 | 10.22456/2357-9854.70992
Idioma
Relação
https://seer.ufrgs.br/gearte/article/view/70992/41240 | /*ref*/BARROS, Letícia; BARROS, Maria Elizabeth. O problema da análise em pesquisa cartográfica. Fractal Revista de Psicologia, Rio de Janeiro, UFF, v. 25, n. 2, p. 373-390, maio/ago. 2013. | /*ref*/BERIO, Luciano. Visage. Disponível em: . | /*ref*/DELEUZE, Gilles. Crítica e Clínica. São Paulo: Editora 34, 1997. | /*ref*/DELEUZE, Gilles. Diferença e Repetição. Rio de Janeiro: Graal, 2006. | /*ref*/DELEUZE, Gilles. Espinosa: filosofia prática. São Paulo: Escuta, 2002. | /*ref*/DELEUZE, Gilles. Lógica do sentido. São Paulo: Perspectiva, 2003. | /*ref*/DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é a filosofia? Rio de Janeiro: Editora 34, 1992. | /*ref*/FREIRE, P. Ideais, mitos e utopias no final do séc. XX. Conferência ministrada na Universidade de Buenos Aires, Argentina. Disponível em: . Acesso em: 29 jan. 2017. | /*ref*/GUATTARI, Félix. As Três Ecologias. Campinas: Papirus, 1990. | /*ref*/MASSEY, Doreen. Pelo espaço: uma nova política de espacialidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012. | /*ref*/OITICICA, Hélio. Penetráveis. Rio de Janeiro: Centro de Arte Hélio Oiticica, 1962. | /*ref*/PAULON, Simone; ROMAGNOLI, R. Pesquisa-intervenção e cartografia: melindres e meandros metodológicos. Estudos e Pesquisas em Psicologia, Rio de Janeiro, UERJ, n.1, p.85-102, jan./abr., 2010.
Direitos autorais
Direitos autorais 2017 Revista GEARTE | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Revista GEARTE; v. 4, n. 1 (2017): O Corpo nas Artes e as Artes do(s) Corpo(s): um caminho (inter)artes para a ecologia de saberes | Revista GEARTE; v. 4, n. 1 (2017): O Corpo nas Artes e as Artes do(s) Corpo(s): um caminho (inter)artes para a ecologia de saberes | 2357-9854
Assuntos
Arte. Cuerpo. Sentido. Aprendizaje. EJA. | Psicologia; Artes; Educação de Jovens e Adultos | Arte. Corpo. Sentido. Aprendizagem. EJA.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion