-
Cultura e Barbárie na Exposição Colonial de Nápoles em 1940
- Voltar
Metadados
Descrição
O objetivo central deste trabalho é desenvolver uma exploração visual por pensamento por imagens e montagem (Warburg, 2010) da Exposição colonial de Nápoles em 1940, tendo como referência a polaridade das imagens e tensão entre o par cultura e barbárie, explorado por Didi-Huberman (2017). O material documental abrangido são as fotografias da construção e inauguração da exposição por Federico Patellani, as fotografias presentes em um artigo sobre a exposição na revista Emporium parole e figure e imagens presentes no catálogo da exposição produzido pelo governo italiano. Trata-se de um exercício de montagem e desmontagem sobre a narrativa oficial italiana de sua atuação colonial.
ISSN
1984-1191
Periódico
Colaboradores
CNPq
Autor
Silva, João Pedro Rangel Gomes da
Data
11 de agosto de 2020
Formato
Identificador
https://seer.ufrgs.br/iluminuras/article/view/100241 | 10.22456/1984-1191.100241
Idioma
Editor
Relação
https://seer.ufrgs.br/iluminuras/article/view/100241/pdf | https://seer.ufrgs.br/iluminuras/article/downloadSuppFile/100241/54026 | https://seer.ufrgs.br/iluminuras/article/downloadSuppFile/100241/54028 | /*ref*/ANDERSON, Sean. Modern Architecture and its Representation in Colonial Eritrea: An In-visible Colony, 1890-1941. Edição: 1 ed. London: Routledge, 2015. | /*ref*/ARENDT, Hannah. Origens do totalitarismo. Trad. Roberto Raposo. São Paulo: Companhia das letras, 2012. | /*ref*/BENJAMIN, Walter. Passagens. Edição: 1 ed. Belo Horizonte: UFMG, 2007. | /*ref*/DIDI-HUBERMAN, Georges. A Imagem Sobrevivente - História da arte e tempo dos fantasmas segundo. 1a ed. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013. | /*ref*/DIDI-HUBERMAN, Georges. Quando as imagens tocam o real. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, p. 206–219, 30 Nov 2012. | /*ref*/DIDI-HUBERMAN, Georges e TELLES, André. Cascas. [S.l.]: Editora 34, 2017. | /*ref*/FULLER, Mia. Moderns Abroad: Architecture, Cities and Italian Imperialism. 1 edition ed. [S.l.]: Routledge, 2007. | /*ref*/SAID, Edward W. Cultura e imperialismo. Tradução Denise Bottmann. São Paulo: Companhia de Bolso, 2011. | /*ref*/THOMAZ, Omar Ribeiro. Ecos do atlântico sul. Rio de Janeiro: UFRJ, 2002. | /*ref*/WARBURG, Aby. Atlas Mnemosyne. 1a ed. Madri: Akal, 2010. | /*ref*/WARBURG, Aby. Histórias de fantasma para gente grande. Tradução Lenin Bicudo Bárbara. 1a ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2015. Documentos digitais: | /*ref*/Revista Emporium. Parole e Figure disponível em: http://www.artivisive.sns.it/fototeca/indici.php?indice=titoloArticolo&&voce=Prima+M ostra+delle+Terre+Italiane+d%27Oltremare&&count=65. Acessada em: 5 nov. 2019. | /*ref*/Fotografias de Federico Patellani disponível em; http://www.lombardiabeniculturali.it/fotografie/autori/3920/?current=155&sort=sort_da te_int. Acessada em: 5 nov. 2019. Catálogo da Exposição colonial de Nápoles disponível em: https://digital.wolfsonian.org/WOLF073225/00001
Direitos autorais
Direitos autorais 2020 ILUMINURAS
Fonte
ILUMINURAS; v. 21, n. 53 (2020): Antropologia das imagens: "supervivência" dos arquivos e imaginação dos tempos | 1984-1191
Assuntos
Antropologia; Antropologia do colonialismo; Antropologia Visual e da Imagem | Cultura e barbárie; Exposições coloniais; Colonialismo italiano | Exposições coloniais
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion