-
Cultura escolar, práticas e conteúdos de linguagens no cotidiano do colégio estadual David Pereira||Cultura escolar, prácticas y contenidos de lenguas em la vida cotidiana del colegio estadual David Pereira||School culture, practices, and content of languages in David Pereira state school daily life
- Voltar
Metadados
Descrição
El artículo tiene como objetivo comprender la cultura escolar tejida em el proceso de formación cotidiano de los jóvenes estudiantes del tercer grado de la Enseñanza Media del Colegio David Mendes Pereira, CEDMP, Salvador, discutiendo el concepto, las práticas y los contenidos de las asignaturas de lengua propuestas por los profesores/as que fueron identificados/as en documentos de la institución, en observaciones de campo y entrevistas a estudiantes. Esta es una investigación cualitativa y para contextualizarla se realizó una encuesta rápida sobre el tema en la base de datos de la CAPES, se seleccionaron dos tesis y dos disertaciones y se establecieron diálogos con los principales formuladores del concepto: Julia (2001), Chervel (1990), Forquin (1993), Arroyo (2013), Barroso (2013), Silva (2006), Reis (2014) e Pinho (2016)||This article aims to understand the school culture in daily development process of young students in the third grade of High School at Colégio Estadual David Mendes Pereira (CEDMP), in Salvador, discussing the concept, practices, and contents in the subjects of language area in teacher’s proposals who were identified in documents of the institution, participant observation and interviews with students. This is qualitative research and to contextualize it, a quick survey was done on the subject in the CAPES database, selected two theses and two dissertations and established dialogues whit the main formulators of the concept: Julia (2001), Chervel (1990), Forquin (1993), Arroyo (2013), Barroso (2013), Silva (2006), Reis (2014) e Pinho (2016).||O artigo objetiva compreender a cultura escolar tecida no cotidiano do processo de formação de jovens estudantes da terceira série do Ensino Médio do Colégio Estadual David Mendes Pereira, CEDMP, Salvador, discutindo o conceito, as práticas e os conteúdos das disciplinas da área de linguagem propostos por professoras/es que foram identificadas em documentos da instituição, nas observações de campo e entrevistas com estudantes. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e para contextualizá-la fez-se rápido levantamento sobre a temática no banco da CAPES, selecionou duas teses e duas dissertações e estabeleceu diálogos com os principais formuladores do conceito: Julia (2001), Chervel (1990), Forquin (1993), Arroyo (2013), Barroso (2013), Silva (2006), Reis (2014) e Pinho (2016).
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Brito, Gilmario Moreira | Rocha, Nailton José de Menezes
Data
16 de novembro de 2022
Formato
Identificador
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/11167 | 10.22481/praxisedu.v18i49.11167
Idioma
Editor
Direitos autorais
Copyright (c) 2022 Práxis Educacional | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
Fonte
Práxis Educacional; v. 18 n. 49 (2022): Publicação contínua; e11167 | Práxis Educacional; Vol. 18 Núm. 49 (2022): Publicação contínua; e11167 | Práxis Educacional; Vol. 18 No. 49 (2022): Publicação contínua; e11167 | 2178-2679 | 1809-0249
Assuntos
cultura escolar | ensino médio | jovens estudantes | cultura escolar | escuela secundaria | jóvenes estudiantes | school culture | young students | high school
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Texto | Texto | Text