-
Cultura Visual no âmbito estético-político: atravessamentos entre arte, política e pedagogia na formação de Professores
- Voltar
Metadados
Descrição
From the educational perspective of visual culture, the text examines the relationships between aesthetic-political artistic experiences and teacher training, starting from the production of Latin American artists. We analyzed the aesthetic-political impacts on initial teacher training, based on an experience developed together with a collective exhibition promoted by the Referências Cruzadas group. The focus of the work lies in highlighting the need to create materials with greater circulation with contemporary Latin American artistic references in the context of basic education, as well as in teacher training, aiming to expand the repertoire in the field of visual arts. Our debate is about what is produced from the dialogue between contemporary artistic productions, aesthetic-political experience and pedagogy. By proposing pedagogical experiences with/from artistic productions, with the educational perspective of visual culture, we believe in the possibility of an attentive and sensitive look at the complexity that intervenes in social and cultural dimensions, especially the representation policies that challenge our relationships with images of art and visual culture.||A partir da perspectiva educativa da cultura visual, o texto examina as relações entre experiências artísticas estético-políticas e formação docente, partindo da produção de artistas latino-americanos. Analisamos os impactos estético-políticos na formação inicial de professores, a partir de uma experiência desenvolvida junto a uma exposição coletiva promovida pelo grupo Referências Cruzadas. O foco do trabalho reside em visibilizar a necessidade da criação de materiais de maior circulação com referências artísticas contemporâneas latino-americanas no contexto da educação básica, bem como na formação docente, visando uma ampliação de repertório no âmbito das artes visuais. Nosso debate é sobre o que se produz a partir da interlocução entre produções artísticas contemporâneas, experiência estético-política e pedagogia. Ao propormos experiências pedagógicas com/a partir das produções artísticas, enredadas pela perspectiva educativa da cultura visual, acreditamos na possibilidade de um olhar atento e sensível à complexidade que intervém nas dimensões sociais e culturais, sobretudo às políticas de representação que interpelam nossas relações com as imagens da arte e da cultura visual.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Susin Sirtoli, Guilherme | Dalla Valle, Lutiere
Data
27 de julho de 2024
Formato
Identificador
https://periodicos.ufjf.br/index.php/nava/article/view/43528 | 10.34019/2525-7757.2024.v9.43528
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Guilherme Susin Sirtoli, Lutiere Dalla Valle | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Revista Nava; v. 9 n. 2 (2024): Revista Nava 15 | 2525-7757
Assuntos
cultura visual | formação estético-política | artes visuais | formação docente
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion