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CULTURAL CENTER JOÃO FONA: REFLECTIONS ON THE “SANTARÉM MUSEUM”||CENTRO CULTURAL JUAN FONA: REFLEXIONES SOBRE EL “MUSEO DE SANTARÉM”||CENTRO CULTURAL JOÃO FONA: REFLEXÕES SOBRE O “MUSEU DE SANTARÉM”: REFLECTIONS ON THE “SANTARÉM MUSEUM”
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Metadados
Descrição
This article aims to highlight the João Fona Cultural Center – CCJF, as a built cultural heritage of Santarém, Pará, as well as update information about it, one of the oldest buildings in the city, known as the “Santarém Museum”. Dating from the second half of the 19th century, a time when significant buildings were built in the city, such as the Teatro Vitória, the Solar do Barão de Santarém and the Solar dos Campos. The CCJF was initially designed to host the City Council, however, it has already been used as an Intendency, Public Prison, Jury Court, City Hall, Tourism Coordination, Culture Secretariat, and, from 2011, it started to function as the CCJF. Among the eleven rooms that make it up, there is a rich and valuable collection of Tapajó or Santarém ceramics, fragments of the same ceramics, canvases, period furniture, temporary and permanent exhibitions, the skeleton of a Minke whale and utensils used to torture and whip black people enslaved during colonial times. The lack of bibliographic sources was one of the negative points highlighted in the preparation of this study, therefore, the contribution involving researchers in the areas of tourism, architecture, conservation and restoration signal new possibilities and advances for updated and interdisciplinary studies on the CCJF. The methodology used was bibliographic and documentary research, non-participant observation and unstructured interviews.||Este artículo tiene como objetivo resaltar el Centro Cultural Juan Fona – CCJF, mientras patrimonio cultural construido de Santarém, Pará, así como actualizar informaciones sobre lo mismo, una de las construcciones más antiguas de la ciudad, conocido como “Museo de Santarém”. Fechado de la segunda mitad del siglo XIX, época en la que se construyeron importantes edificaciones en la ciudad, como el Teatro Vitória, el Solar del Barón de Santarém y el Solar de los Campos. El CCJF fue diseñado inicialmente para albergar el Ayuntamiento de la Municipalidad, sin embargo, ya ha sido utilizado como Intendencia, Cárcel Pública, Tribunal de Jurados, Alcaldía, Coordinación de Turismo, Secretaría de Cultura y, a partir de 2011, pasó a funcionar como el CCJF. Entre las once aulas que lo componen, están una rica y valiosa colección de cerámica de Tapajó o Santarém, fragmentos de la misma cerámica, lienzos, muebles de época, exposiciones temporales y permanentes, el esqueleto de una ballena Minke y, utensilios utilizados para torturar y azotar a los negros esclavizados durante la época colonial. La falta de fuentes bibliográficas fue uno de los puntos negativos apuntados para la elaboración de este estudio, por lo tanto, la contribución envolviendo los investigadores de las áreas de turismo, arquitectura, conservación y restauración señalan nuevas posibilidades y avances para estudios actualizados e interdisciplinarios sobre el CCJF. La metodología utilizada fue la investigación bibliográfica y documental, la observación no participante y la entrevista no estructurada.||Este artigo objetiva destacar o Centro Cultural João Fona – CCJF, enquanto patrimônio cultural edificado de Santarém, Pará, bem como atualizar informações sobre o mesmo, uma das edificações mais antigas da cidade, conhecido como “Museu de Santarém”. Datado da segunda metade do século XIX, época em que foram erguidas expressivas edificações na cidade, como o Teatro Vitória, o Solar do Barão de Santarém e o Solar dos Campos. O CCJF foi concebido inicialmente para sediar a Câmara Municipal, contudo, já foi utilizado como Intendência, Cadeia Pública, Tribunal do Júri, Prefeitura, Coordenadoria de Turismo, Secretaria de Cultura, e, a partir de 2011, passou a funcionar como CCJF. Entre as onze salas que o compõem, estão o rico e valioso acervo de cerâmica Tapajó ou Santarém, fragmentos da mesma cerâmica, telas, móveis de época, exposições temporárias e permanentes, o esqueleto de uma baleia Minke e, utensílios utilizados para torturar e açoitar negros escravizados à época colonial. A carência de fontes bibliográficas foi um dos pontos negativos apontados para a elaboração deste estudo, destarte, a contribuição envolvendo pesquisadores das áreas de turismo, arquitetura, conservação e restauração sinalizam novas possibilidades e avanços para estudos atualizados e interdisciplinares sobre o CCJF. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica e documental, observação não participante e entrevista não estruturada.
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Vasconcelos, Elias Mota | Costa, Staël de Alvarenga Pereira | Salgado, Marina | Gonçalves, Willi de Barros
Data
3 de julho de 2024
Formato
Identificador
https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/12022 | 10.17564/2316-3801.2024v12n2p171-185
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Interfaces Científicas - Humanas e Sociais
Fonte
Interfaces Científicas - Humanas e Sociais; v. 12 n. 2 (2024): Fluxo Contínuo; 171-185 | 2316-3801 | 2316-3348 | 10.17564/2316-3801.2024v12n2
Assuntos
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion