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Cultural racism teaching afro-brazilian religiosities by pentecostal teachers||Racismo cultural la enseñanza de las religiosidades afrobrasileñas por maestros d pentecostales||Racismo cultural o ensino das religiosidades afro-brasileira por docentes pentecostais
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Metadados
Descrição
This article, derived from an empirical research within Basic Education schools in Brazil, aims to reveal the tensions lived by Pentecostal teachers in teaching African History and Culture, determined by Law n.º 10.639/2002), because of their religion convictions. The quantitative-qualitative methodology included Lucien Goldmann’s and Paulo Freire’s theorical categories, and the procedures developed, beyond bibliographical research (primary and secondary), included survey and semi- structured interviews about culture and learning possible tensions in the teaching of Afro-Brazilian religiosity. The research identified prejudices in the teaching-learning process of Afro-Brazilian Culture, specially about the aspects of African-Brazilian religiosity, because the impositions of Pentecostal morality. ||Este artículo, resultante de investigación empírica en escuelas de Educación Básica de Brasil, tiene como objetivo presentar las tensiones vividas por los maestros y las maestras pentecostales en la enseñanza de la Historia y de la Cultura de África, especialmente de los componentes curriculares relativos à la religiosidad afro-brasileña, obligatorios por determinación de la Ley n.º 10.639/2003, en función de sus convicciones religiosas. La metodología cuanti-cualitativa utilizada comportó la aplicación de survey y la utilización de entrevistas semiestructuradas. La investigación identificó perjuicios en el proceso de enseñanza-aprendizaje de Historia da África y de las Culturas Africanas, especialmente respecto à los componentes curriculares de la religiosidad afro-brasileña.||Este artigo, resultante de pesquisa empírica em escolas da Educação Básica, tem como objetivo apresentar as tensões vividas pelos professores pentecostais de História no ensino da cultura afro-brasileira determinado pela da Lei n.º 10.639/2003, em função de suas convicções religiosas. A metodologia teve como fundamentos as categorias desenvolvidas por Lucien Goldmann e Paulo Freire a respeito da cultura e da aprendizagem. A metodologia de pesquisa foi quanti-qualitativa e os procedimentos incluíram, além da pesquisa de fontes bibliográficas primárias e secundárias, a aplicação de um inquérito, com pesquisa de tendência de opinião, e de entrevistas em profundidade semiestruturadas. O trabalho identificou prejuízos no processo de ensino-aprendizagem da História da África e Culturas Africanas, especialmente quando se trata dos componentes curriculares relativos à religiosidade afro-brasileira.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Romão, José Eustáquio | Silva e Silva, José Walter
Data
29 de março de 2022
Formato
Identificador
https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/21720 | 10.5585/eccos.n60.21720
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2022 EccoS – Revista Científica | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
Fonte
EccoS – Revista Científica; n. 60: Dossiê 60 - Relações Étnico-Raciais na Educação; e21720 | 1983-9278 | 1517-1949
Assuntos
afro-brazilian | culture | Law n.º 10.639/2003 | pentecostalismo | religiosity. | afro-brasileños | cultura | Ley nº 10.639/2003 | pentecostalismo | religiosidad. | afro-brasilidade | cultura | Lei n.º 10.639/2003 | pentecostalismo | religiosidade.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion