-
CURRICULAR ADVANCES IN INITIAL TEACHER TRAINING||AVANCES CURRICULARES EN LA FORMACIÓN INICIAL DE PROFESORES||AVANÇOS CURRICULARES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
- Voltar
Metadados
Descrição
The questions that arise for Brazilian basic education have focused on initial training courses for teachers, suggesting a resignification of knowledge and practices used in these courses. An understanding begins to emerge that the interventions that enable innovation in training courses involve a search for new curricular approaches that break with the traditional curricular paradigm. This study reflects on the critical analysis of an alternative curricular organization that is currently in operation in the Undergraduate course of the Universidade Federal do Paraná-Litoral. Its goal is to investigate the extent to which the proposal that has been developed in this institution brings elements with the potential to contribute to a new curricular paradigm in initial teacher training. In terms of methodological approach, an exploratory study was adopted, with a qualitative approach. For the data collection, priority was given to the documentary analysis. The results indicate that the curriculum currently in operation brings new dimensions to the field of theory and curricular practices of initial teacher education programs. By putting into action the principles of an emancipatory education, and a pedagogical proposal based on projects, the curriculum breaks with the disciplinary technical paradigm and identifies itself with the critical and post-critical curricular theories, and with the integrated curriculum approach. The nature of the curriculum as construction in movement, making a way for the collective intelligence of educators in their institutional contexts to find room for diversification and innovation, places before us the possibility of a new paradigm in process.||Las cuestiones que se presentan en la enseñanza básica brasileña apuntan caminos para los cursos de formación inicial de profesores, proponiendo una restructuración de los conocimientos y prácticas vigentes en dichos cursos. Comienza a surgir la comprensión de que las intervenciones que hacen posible la innovación en los cursos de formación, implican la búsqueda de nuevos métodos curriculares que rompen con el paradigma curricular tradicional. El presente estudio reflexiona sobre el análisis crítico de una organización curricular alternativa en desarrollo en los Cursos de Profesorado de la Universidad Federal de Paraná-Litoral, con el objetivo de investigar en qué medida la propuesta que se despliega en UFPR Litoral abarca los elementos en potencial de contribución para un nuevo paradigma curricular en la formación inicial de profesores. Se toma como camino metodológico un estudio exploratorio de abordaje cualitativo. Con el propósito de conseguir datos, se privilegió el análisis documental. Los resultados indican que el currículum en desarrollo evidencia nuevos matices para el área teórica y de las prácticas curriculares de los programas de formación de profesores. Al instaurar los principios de una educación emancipadora y de una propuesta pedagógica basada en proyectos, el currículum rompe con el paradigma técnico por asignaturas y se identifica con las teorías curriculares críticas y poscríticas, incluso con la propuesta de currículum integrado. El rasgo dinámico de construcción del currículum, abierto a que la inteligencia colectiva de sus educadores en los ámbitos educacionales encuentre espacio para la diversificación y la innovación, nos acerca a la posibilidad de un nuevo paradigma en marcha.||As questões que se colocam para educação básica brasileira têm direcionado o olhar para os cursos de formação inicial de professores, sugerindo uma ressignificação dos conhecimentos e das práticas vigentes nesses cursos. Começa a emergir a compreensão de que as intervenções que tornam possível a inovação nos cursos de formação envolve a busca de novas abordagens curriculares que rompam com o paradigma curricular tradicional. O presente estudo traz para reflexão a análise crítica de uma organização curricular alternativa em andamento nas Licenciaturas da Universidade Federal do Paraná-Litoral, tendo como objetivo investigar em que medida a proposta que vem sendo desenvolvida nessa instituição traz elementos com potencial de contribuição para um novo paradigma curricular na formação inicial de professores. Adota-se como caminho metodológico um estudo exploratório de abordagem qualitativa. Para obtenção dos dados, privilegiou-se a análise documental. Os resultados indicam que o currículo em andamento traz novos contornos para o campo da teoria e das práticas curriculares dos programas de formação de professores. Ao colocar em ação os princípios de uma educação emancipatória e de uma proposta pedagógica fundamentada em projetos, o currículo rompe com o paradigma técnico disciplinar e identifica-se com as teorias curriculares críticas e pós-críticas e com a abordagem do currículo integrado. O caráter de construção em movimento do currículo, aberto para que a inteligência coletiva dos educadores em seus contextos institucionais encontre espaço para a diversificação e a inovação, coloca-se diante da possibilidade de um novo paradigma em processo.
ISSN
1984-7114
Periódico
Colaboradores
CAPES
Autor
Keller-Franco, Elize | Masetto, Marcos Tarciso
Data
5 de julho de 2017
Formato
Identificador
https://siaiap32.univali.br/seer/index.php/rc/article/view/9780 | 10.14210/contrapontos.v17n3.p529-551
Idioma
Editor
Direitos autorais
Direitos autorais 2017 Revista Contrapontos
Fonte
Revista Contrapontos; v. 17, n. 3 (2017); 529-551 | Revista Contrapontos; v. 17, n. 3 (2017); 529-551 | 1984-7114 | 1519-8227
Assuntos
Teacher Initial Training; Curriculum innovation; Undergraduate Courses. | Formación inicial de profesores; Innovación curricular; Cursos de Profesorado. | Educação; Currículo | Formação Inicial de professores; Inovação Curricular; Licenciaturas.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion