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CURRICULAR JUSTICE AND DEAF EDUCATION: POSSIBLE MEETING?||JUSTIÇA CURRICULAR E EDUCAÇÃO DE SURDOS: ENCONTRO POSSÍVEL?
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Metadados
Descrição
This work discusses the challenges and possibilities in ensuring equal opportunities and curricular justice for deaf students. We begin our text by presenting an experience report of a school situation, involving a deaf student with a possible diagnosis of autism spectrum disorder. Next, we discuss the inclusion process, educational policies and pedagogical and curricular practices at the school aimed at deaf students. Finally, we seek to define the concept of curricular justice, as a possible horizon in deaf education. Our results point to the need to guarantee the linguistic rights of deaf students, as an essential condition for offering opportunities for participation, learning and curricular accessibility.||Este trabalho discute os desafios e possibilidades na garantia de igualdade de oportunidades e justiça curricular para estudantes surdos. Iniciamos nosso texto apresentando um relato de experiência de uma situação escolar, envolvendo aluno surdo com possível diagnóstico de transtorno do espectro autista. Em seguida, discutimos o processo de inclusão, políticas educacionais e práticas pedagógicas e curriculares na escola voltadas para alunos surdos. Por fim, buscamos definir o conceito de justiça curricular, enquanto horizonte possível na educação de surdos. Nossos resultados apontam a necessidade de garantir o direito linguístico dos estudantes surdos, como condição essencial para oferecer oportunidade de participação, de aprendizagem e de acessibilidade curricular.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Santiago, Mylene Cristina | Martins, Gabriel Pigozzo Tanus Cherp
Data
11 de maio de 2024
Formato
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Mylene Cristina Santiago, Gabriel Pigozzo Tanus Cherp Martins | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Conhecimento & Diversidade; Vol. 16 No. 42 (2024): Ahead of print; 27-42 | Conhecimento & Diversidade; Vol. 16 Núm. 42 (2024): Ahead of print; 27-42 | Conhecimento & Diversidade; v. 16 n. 42 (2024): Ahead of print; 27-42 | 2237-8049
Assuntos
Education of the deaf | Curricular justice | Educational policies | Educação de surdos | Justiça curricular | Políticas educacionais
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion