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Currículo como possibilidade de formação docente em arte: um olhar sobre a rede pública estadual paulista||Curriculum as a possibility of teacher training in the arts: a look over the state public schools
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Metadados
Descrição
Este texto parte da premissa de que currículos oficiais se constituem como parte das políticas públicas para a educação e que representam possibilidades de formação docente. A partir de pesquisa realizada com professoras/es de arte da rede pública estadual paulista (2012-2016), o texto procura refletir sobre encontros e desencontros entre as concepções formativas dessas/es professoras/es e as concepções trazidas pelo currículo de arte oficial de São Paulo (2008-atual). Concepções de arte, de acesso à arte, de ensino de arte e de currículo de Arte, reveladas nas conversas com 18 professoras/es de Arte, provocaram reflexões quanto à relevância de um cuidadoso trabalho de formação docente para atuação com um currículo, formação essa que permita às/aos docentes identificar, compreender, desconstruir e reconstruir suas próprias concepções formativas na relação com o currículo, de maneira a nutrir e sustentar suas escolhas para o ensino/aprendizagem da arte que consideram desejável e/ou imprescindível a seus contextos escolares.||This text is based on the premise that official curricula are part of public policies for education and represent possibilities of teacher’s formation. From the research carried out with art teachers of Sao Paulo’s state public network (2012 – 2016), the text seeks to reflect over meetings and disagreements between these teachers’ formative conceptions and the conceptions brought by Sao Paulo’s official art curriculum (2008 – current). Conceptions of art, access to art, art teaching and art curriculum, revealed in the conversations with fifteen art teachers, led to reflections on the relevance of a careful work of teacher formation to act with a curriculum, formation which allows the teachers to identify, understand, deconstruct and rebuild their own formative conceptions in the relation to the curriculum, in way to nourish and sustain their choices to the teaching/learning of art that they consider desirable and/or indispensable to their school contexts.
ISSN
2357-9854
Periódico
Autor
Rodrigues, Maristela Sanches
Data
31 de agosto de 2018
Formato
Identificador
https://seer.ufrgs.br/gearte/article/view/84793 | 10.22456/2357-9854.84793
Idioma
Relação
https://seer.ufrgs.br/gearte/article/view/84793/49632 | /*ref*/ARROYO, Miguel G. Currículo, território em disputa. 2. ed. Petrópolis/RJ: Vozes, 2011. | /*ref*/BARBOSA, Ana Mae. Tópicos Utópicos. Belo Horizonte/MG: Editora C/ Arte, 1998. | /*ref*/BARBOSA, Ana Mae. Da interdisciplinaridade à interterritorialidade: caminhos ainda incertos. Paidéia: revista do curso de Pedagogia da FUMEC. Belo Horizonte/MG: Ano 7, n. 9, p. 11-29, jul./dez. 2010. Disponível em: http://www.fumec.br/revistas/paideia/article/view/1288 . Acesso em: 10 de jul. 2018. | /*ref*/BARBOSA, Ana Mae; COUTINHO, Rejane Galvão. Ensino da arte no Brasil: aspectos históricos e metodológicos. Rede São Paulo de Cursos de Especialização para o quadro do Magistério da SEESP – RedeFor – Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Universidade Estadual Paulista – UNESP e Secretaria de Estado da Educação de São Paulo – SEE/SP, Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas. São Paulo: 2011. Disponível em: https://acervodigital.unesp.br/bitstream/ 123456789/40427/3/2ed_art_m1d2.pdf. Acesso em: 10 de jul. 2018. | /*ref*/LOPES, Alice C.; MACEDO, Elizabeth. Teorias de currículo. São Paulo/SP: Cortez, 2011. | /*ref*/RAMOS, Géssica Priscila. A política educacional paulista (1995-2010) e seus impactos na identidade da escola e do professor. In: Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (ANPAE: Associação Nacional de Política e Administração da Educação), v. 29, n. 3, p. 537-556, set./dez. 2013. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/rbpae/article/view/47224/29425 . Acesso em: 10 de jul. 2018. | /*ref*/SÃO PAULO, Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Currículo do Estado de São Paulo. Coord. Maria Inês Fini. São Paulo: SEE, 2010. | /*ref*/SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3. ed. 3. reimp. Belo Horizonte/MG: Autêntica, 2011.
Direitos autorais
Direitos autorais 2018 Revista GEARTE | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Revista GEARTE; v. 5, n. 2 (2018): Ensino de artes visuais e Políticas Públicas Educacionais | Revista GEARTE; v. 5, n. 2 (2018): Ensino de artes visuais e Políticas Públicas Educacionais | 2357-9854
Assuntos
Linguística, Letras e Artes; Artes plásticas; Desenho e Pintura | Formação docente. Currículo de Arte. Concepções formativas. | Teacher training. Art Curriculum. Formative conceptions.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion