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CURRICULUM AND INTEGRATION TRAINING IN TEACHER TRAINING COURSES||CURRÍCULO E INTEGRAÇÃO FORMATIVA NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
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Metadados
Descrição
In this study, we consider the integrative perspective under a critical view of curriculum development. For this, we seek to identify elements that contribute to the resignification in the Pedagogy Course curriculum. Towards greater conceptual clarity, we will cover the curriculum and its path, curriculum innovation, formative integration and its dimensions. Scocuglia (2010) reveals us Freire’s concept of reinvention, which we bring to the concept of resignification, that, basically consists of creating conditions for continually review ideas and encourage changes in the curriculum, according to the students’ needs in a particular course. We realize that the Pedagogy Course curriculum must be in constant resignification. The curriculum should be performed frequently allowing the addition of new elements considering the real needs aimed to improve education, qualitatively, both for students and for society in general. Based on Ivani Fazenda, Tomás Tadeu da Silva, Germeno Sacristán, Macon Apple e Miguel Arroyo, among other researchers who develop detailed analyzes of curriculum theories, from its origin to the post-critical theories, we tried to synthesize some topics they explained.||No presente estudo, consideramos a perspectiva integradora sob uma visão crítica de desenvolvimento curricular diante da necessidade de mudança na formação de professores. Para tanto, buscamos identificar elementos que contribuam para a ressignificação do currículo do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas, UFAL. Em direção a uma maior clareza conceitual, abordaremos o currículo e seu percurso, a inovação curricular, a integração formativa e suas dimensões. Scocuglia (2010) apresenta-nos o conceito de Freire sobre reinvenção, o qual, trazemos para o conceito de ressignificação, que consiste, basicamente, na criação de condições que permitem continuamente rever as concepções e promover mudanças no currículo, conforme a necessidade da realidade dos alunos de determinado curso. Percebemos que o currículo do Curso de Pedagogia deve estar em constante ressignificação, ser reavaliado com frequência permitindo que novos elementos sejam incorporados a ele, considerando as reais necessidades voltadas a uma formação mais elevada, qualitativamente, tanto para os alunos, quanto para a sociedade em geral. Faremos um estudo bibliográfico baseando-nos em Ivani Catarina Arantes Fazenda, Tomás Tadeu da Silva, Germeno Sacristán, Macon Apple e Miguel Arroyo entre outros pesquisadores que desenvolvem análises aprofundadas sobre as teorias do currículo, assim como um estudo documental do Projeto Político Pedagógico (PPP) da UFAL.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
MELLO, MARILICE PEREIRA RUIZ DO AMARAL
Data
1 de outubro de 2016
Formato
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2016 Interdisciplinaridade. Revista do Grupo de Estudos e Pesquisa em Interdisciplinaridade. ISSN 2179-0094.
Fonte
Interdisciplinaridade. Revista do Grupo de Estudos e Pesquisa em Interdisciplinaridade; n. 9 (2016): Interdisciplinaridade; 24-40 | 2179-0094
Assuntos
currículo | integração | formação de professores. | curriculum | integration | teacher training
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion