-
Curriculum, neuroscience and the teacher training||Currículo, neurociencia y formación docente||Currículo, neurociência e a formação de professores
- Voltar
Metadados
Descrição
The aim of this article was to repeat the research Neuroscience in teacher education: a study of the Brazilian reality (developed by Grossi et al. in 2013 and published in 2014) and Neuroscience in initial teacher education: a scientific investigation (developed by Grossi et al. al. in 2018 and published in 2019) to see what has changed since then. To this end, a qualitative research was carried out in 2022, with a descriptive approach. As for the technical procedure, a documentary research was carried out. Therefore, this present research indicate that in Brazil the presence of neuroscience knowledge in teacher training courses is still small. Therefore, the reality perceived nine years ago is the same. Thus, it reinforces the need to change the curricular matrices of these courses, introducing disciplines about neuroscience, for teachers to understand how the brain works.||El objetivo de este artículo fue repetir la investigación Neurociencia em la formación docente: um estudio de la realidade brasileña (desarrollada por Grossi et al. em 2013 y publicada em 2014) y Neurociencia em la formación inicial docente: uma investigación cientifica (desarrollada por Grossi et al. en 2018 y publicada em 2019) para ver qué há cambiado desde entonces. Se realizó una investigación cualitativa y descriptiva en el 2022. En cuanto al procedimiento técnico, se realizó una investigación documental. Los resultados indican la presencia de conocimientos de neurociencia en los cursos de formación de profesores es aún pequeña y, la realidad percibida hace nueve años es la misma. Refuerza la necesidad de cambiar las matrices curriculares de estos cursos, para que puedan tener disciplinas sobre neurociencia, para que los profesores entiendan cómo funciona el cerebro.
||O objetivo deste artigo foi repetir as pesquisas Neurociência na formação de professores: um estudo da realidade brasileira (desenvolvida por Grossi et al. em 2013 e publicada em 2014) e A neurociência na formação inicial de professores: uma investigação científica (desenvolvida por Grossi et al. em 2018 e publicada em 2019) para verificar o que mudou desde então. Para tal, foi realizada em 2022 uma pesquisa qualitativa com enfoque descritivo, e, quanto ao procedimento técnico, efetuou-se uma pesquisa documental. Os resultados indicaram que no Brasil ainda é pequena a presença dos conteúdos da neurociência nos cursos de formação de professores. Logo, a realidade percebida há nove anos ainda é a mesma. Assim, esta presente pesquisa reforça a necessidade de alteração nas matrizes curriculares desses cursos, inserindo disciplinas acerca da neurociência para que os professores conheçam o funcionamento do cérebro.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Grossi, Márcia Gorett Ribeiro | Oliveira, Eliane Silvestre | Fonseca, Renata Gadoni Porto
Data
16 de dezembro de 2024
Formato
Identificador
https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/59967 | 10.23925/1809-3876.2024v22e59967
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Revista e-Curriculum | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Revista e-curriculum; Vol. 22 (2024): Fluxo contínuo; e59967 | Revista e-Curriculum; v. 22 (2024): Fluxo contínuo; e59967 | 1809-3876
Assuntos
neuroscience | pedagogy courses | teaching courses | teaching and learning processes | curriculum | neurociências | curso de pedagogia | formação de professores | processo de ensino e aprendizagem | matrizes curriculares | neurociencia | curso de pedagogía | formación de profesores | proceso de enseñanza y aprendizaje | matrices curriculares
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion