Descrição
O recurso às tecnologias da informação e da comunicação nas escolas, em especial o uso dos computadores e da internet, trouxe grandes vantagens aos processos de ensino e aprendizagem. Essa constatação tem levado as tutelas a fomentar políticas de apoio à aprendizagem e ao uso intensivo das novas ferramentas por parte de crianças e jovens. Contudo, tem-se contado pouco com os perigos e com os problemas decorrentes do mau uso destas novas tecnologias, destacando-se entre eles a problemática do cyberbullying. Nesse sentido, o presente estudo, com base na aplicação de um questionário, adaptado de um original canadiano (LI, 2008) e aplicado igualmente na Turquia (YILMAZ, 2010), junto de uma amostra de 100 professores, procura fazer uma abordagem exploratória da representação que esses docentes fazem do problema e do modo como eles consideram que deve ser prevenido e remediado nas suas escolas. Verificaram-se algumas diferenças na percepção dos professores em função do gênero, da idade e do grupo disciplinar; também se encontraram diferenças entre os 3 países onde foram aplicadas versões semelhantes do questionário.