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DA EXPECTATIVA DE CONTROLE AO CURRÍCULO COMO EXPERIÊNCIA EM TRADUÇÃO
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Metadados
Descrição
Neste artigo pensamos a política como desdobrada no campo curricular via traços do pensamento logocêntrico, dando destaque às mais recentes leituras curriculares de Michael Young, haja vista a recorrência ao autor no processo de produção de políticas no Brasil. Atentamo-nos à expectativa de controle, que visa cercear leituras de mundo, através de projeto de conhecimento suposto como capaz de assegurar objetivos irrecusáveis para a sociedade. Inicialmente, deslocamos para a linguagem este ânimo logocêntrico na educação, propondo a tradução derridiana para situá-lo em uma leitura da inerradicabilidade da experiência educativa. Em seguida, discutimos dois artigos de significativa repercussão do sociólogo inglês. Buscamos explicitar como uma perspectiva de tradução, como a temos assumido, abala estruturalmente um logos curricular que pressupões a linguagem como transparência, o controle da alteridade como tão desejável quanto possível. Realçamos a tradução como instabilização da expectativa de estruturação, situando a educação como incontrolável experiência radical do viver.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
da Cunha, Érika Virgílio Rodrigues | Costa, Hugo Heleno Camilo
Data
1 de julho de 2019
Formato
Identificador
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5280 | 10.22481/praxisedu.v15i33.5280
Idioma
Editor
Direitos autorais
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Fonte
Práxis Educacional; v. 15 n. 33 (2019): jul./set. Dossiê temático: Debates em torno da educação básica, das políticas de currículo e da formação docente; 141-163 | Práxis Educacional; Vol. 15 Núm. 33 (2019): jul./set. Dossiê temático: Debates em torno da educação básica, das políticas de currículo e da formação docente; 141-163 | Práxis Educacional; Vol. 15 No. 33 (2019): jul./set. Dossiê temático: Debates em torno da educação básica, das políticas de currículo e da formação docente; 141-163 | 2178-2679 | 1809-0249
Assuntos
Política curricular | Tradução | Experiência
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion