Descrição
Esta pesquisa tem como objetivo analisar a construção de um processo criativo em dança contemporânea a partir das percepções relativas ao corpo ocorridas no universo da capoeira. Os objetivos específicos são: analisar a construção e a percepção corporal na capoeira, suas relações com a improvisação e identificar a maneira como os impulsos provenientes da experiência com a capoeira afloram em um processo criativo dançante. A metodologia compreende a hipótese empírica, delimitando-se na experiência dapesquisadora bailarina intérprete-criadora e capoeirista, atrelada a laboratóriosde improvisação em dança. Os aportes teóricos utilizados tratam sobre o estadode prontidão, memória, técnicas corporais e percepção, conforme abordagem dos autores Eugenio Barba, Jerzy Grotowski, Marcel Mauss e Merleau Ponty, respectivamente. Concretizada a pesquisa, elaborou-se o conceito Dançaeira que designa a amálgama de elementos referentes às linguagens da Capoeira e da dança contemporânea a partir de impulsos, configurando um singular aparato corporal expressivo e reflexivo.