-
Dance and early childhood education: methodological proposal for a decolonial education||Dança e educação infantil: proposta metodológica para uma educação decolonial
- Voltar
Metadados
Descrição
Early Childhood Education has changed its approach and implementation in recent decades. The childcare concept is gone. It has also been abandoned the idea of it being a prior step to Basic Education, integrating the formal basic curriculum. However, we need to discuss the official documents and the theoretical references, mostly European, as well as to discuss the possibility of implementing them in a decolonial perspective. Therefore, this article intends to analyze the National Common Curricular Base (BNCC) with regard to Early Childhood Education and the National Curriculum Guidelines for Early Childhood Education (RCNEI), as well as the proposed curriculum for the same age group in Europe, more specifically in Italy. Then we will discuss a proposal for the implementation of the BNCC in a decolonial perspective. Although teaching of the Arts is not anticipated in this age group, we recommend that the research be methodologically conducted by artistic means. Therefore, we will bring the experience of the “Kangaroo Project – dancing at school” as a possibility of dialogue between the objectives foreseen in the BNCC and its implementation in another epistemological basis. Learning that starts from personal and bodily research, with the creation of authorial resolutions and, at the same time, in interaction with others and the environment, breaking the current logic of the instituted teaching-learning process.||A Educação Infantil vem passando por transformações em seu entendimento e implementação nas últimas décadas. Abandonou-se a concepção assistencialista e mesmo a ideia de ser uma etapa anterior à escolarização para assumir-se como a primeira etapa da Educação Básica, integrando o currículo básico formal. Todavia, faz-se necessário discutir os documentos oficiais produzidos e seus referenciais teórico, majoritariamente europeus, assim como discutir possibilidade de implementações dele numa perspectiva decolonial. Assim sendo, este artigo pretende analisar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no que se refere à Educação Infantil e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (RCNEI), assim como o currículo proposto para a mesma faixa etária na Europa, mais especificamente na Itália. Em seguida discutiremos uma proposta de implementação da BNCC numa perspectiva decolonial. Apesar de não estar previsto o ensino de Arte para essa etapa estimula-se que o conhecimento seja conduzido metodologicamente por meios artísticos. Assim sendo traremos a experiência do “Projeto Canguru – dançando na escola” como uma possibilidade de diálogo entre os objetivos previstos na BNCC e a sua implementação em outra base epistemológica. Um aprendizado que parta de pesquisas pessoais e corporais, com criação de resoluções autorais e, ao mesmo tempo, em interação com os demais e com o ambiente quebrando a lógica atual do processo ensino-aprendizagem instituído.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Ribeiro, Juliana
Data
14 de dezembro de 2023
Formato
Identificador
https://www.revistas.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/24445 | 10.5965/235809252712023e4445
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2023 Revista NUPEART | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Revista NUPEART; v. 27 n. 2 (2023): Metodologias da Arte na Educação para os Contextos Contemporâneos | 2358-0925 | 1677-1605 | 10.5965/235809252712023e4609
Assuntos
dança | educação infantil | educação decolonial | metodologia | Projeto Canguru | dance | early childhood education | decolonial education | methodology | Kangaroo Project
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion