-
Dance composition as image criticism||Composição em dança como crítica da imagem
- Voltar
Metadados
Descrição
This paper presents a critical approach about the elaboration of the image in the dances in affection with the technologies. It rejects the approach that considers only the forms of the image, since there is no neutrality in this composition. We are faced with the complexity of the image regimes that create dances and dances that create images: in this creation-affection (image x dance) concepts are produced. In this sense This article starts with the desire to highlight the way that dance can be simultaneously engaged as a pair with the technologies of the image and to drawn a critique of certain images that follow phatic models. From the analysis of some scenes of Senses of Presence (2012) discusses other compositional possibilities that escape the hegemonic components of the contemporary image, such as sharpness, speed and hypervisibility. Some tactics that have been practiced are discussed, like; out-of-bounds and invisibility, as a possibility of composing the image in dance as a way of critical image.||Este artigo apresenta uma tomada crítica sobre a elaboração da imagem em obras de dança em afecção com as tecnologias. Rejeita a abordagem que considera somente as formas da imagem, visto que não há neutralidade na composição desta. Estamos diante da complexidade dos regimes da imagem que criam danças e das danças que criam imagens e, nesta criação-afecção, produzem-se conceitos. Nesse sentido, o artigo segue desde o desejo de evidenciar o modo como a dança simultaneamente faz par com as tecnologias da imagem e esboça uma crítica a certas imagens que seguem modelos fáticos. A partir da análise de algumas cenas de Sentidos da Presença (2012), obra coreográfica da autora, evidenciam-se outras possibilidades de composição que escapam aos componentes hegemônicos da imagem contemporânea, tais como a nitidez, a velocidade e a hipervisibilidade. Discutem-se algumas táticas que foram praticadas, a saber; o desenquadramento, o fora-de-campo e a invisibilidade, como possibilidade de compor a imagem na dança como um modo de crítica da imagem.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Ferreira, Larissa
Data
3 de outubro de 2018
Formato
Identificador
https://periodicos.unb.br/index.php/revistavis/article/view/20641 | 10.26512/vis.v17i2.20641
Idioma
Direitos autorais
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Fonte
Revista VIS: Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais; v. 17 n. 2 (2018): Imagens e(m) Cena; 88-102 | 2447-2484 | 1518-5494
Assuntos
Dança. Tecnologia. Imagem. Composição. Táticas. | Dance. Technology. Image. Composition. Tactics.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion