-
Dance, equality and diversity: “professing” in contemporary times||Dança, igualdade e diversidade: “professendo” na contemporaneidade
- Voltar
Metadados
Descrição
The teaching of dance, as a methodology for teaching body studies for teaching the arts, can break with colonial structural logic. The pedagogy of the oppressed and the “bixa” ethics are adhered to, concomitantly, as beacons of the praxis of the artistteacher, understood as being in a constant process of updating their practices – methodological, pedagogical, didactic and artistic – through a neologism : “professendo” (being a professor). Unconcluded, the professor seeks, through reflection on his practices, to abolish these logics that materialize in educational processes that deal with authoritarianism, adoption of universal models, contents taught in a banking education mode and hierarchical relations, both in the choice of contents and in the verticality of treatment between educator-student. The premise is that a colonial logic that structures dance teaching nowadays deals mainly with the notion that the educator knows everything and the student knows nothing, emptying the creative power and the full development of the subject as a critical citizen through silencing discipline. It is indicated that dance professionals in the country are (in)trained in these structuring colonial logics present in dance teaching, especially in classical ballet. A methodological and content proposal for teaching planned dance as a practice of freedom is presented. The counterpoint that breaks with these logics presupposes dialogic acts in the practices of the artistteacher - a “professendo” (being a professor), - who adheres to a project of search for equality and inclusion of subjects in education and art.||O ensino da dança, como metodologia de ensino de estudos corporais para o ensino das artes, pode romper com lógicas estruturais coloniais. Adere-se a pedagogia do oprimido e a ética bixa, concomitantemente, como prepostos balizadores da práxis do artista-docente, compreendido como ser em processo constante de atualização de suas práticas – metodológicas, de abordagem pedagógica, didáticas e artísticas – através de um neologismo: professendo. Inconcluso, o professendo busca, através da reflexão sobre suas práticas, abolir essas lógicas que se materializam em processos educativos que lidam com autoritarismo, adoção de modelos universais, conteúdos ministrados em modo de educação bancária e relações hierárquicas, tanto na escolha de conteúdos como na verticalidade do tratamento entre educador-educando. A premissa é de que uma lógica colonial que estrutura o ensino da dança na atualidade lida, principalmente, com a noção de que o educador sabe tudo e o educando nada sabe, esvaziando a potência criativa e o desenvolvimento pleno do sujeito como cidadão crítico pelo disciplinamento silenciador. Indica-se que os profissionais de dança no país são (in)formados nessas lógicas coloniais estruturantes presentes no ensino da dança, em especial, no ballet clássico. Apresenta-se uma proposta metodológica e de conteúdo de ensino da dança planejada como prática de liberdade. O contraponto que rompe com essas lógicas pressupõe atos dialógicos nas práticas do artista-docente – um professendo, - que adere a um projeto de busca pela igualdade e inclusão dos sujeitos na educação e na arte.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Almeida Neto, Arthur Marques de
Data
14 de dezembro de 2023
Formato
Identificador
https://www.revistas.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/24446 | 10.5965/235809252712023e4446
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2023 Revista NUPEART | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Revista NUPEART; v. 27 n. 2 (2023): Metodologias da Arte na Educação para os Contextos Contemporâneos | 2358-0925 | 1677-1605 | 10.5965/235809252712023e4609
Assuntos
ensino da dança | diversidade | igualdade | metodologia do ensino das artes | dance teaching | diversity | equality | arts teaching methodology
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion