-
De Amélia Brandão Nery a Tia Amélia: a incrível história da compositora e seu piano
- Voltar
Metadados
Descrição
This review discusses the biography “Aunt Amélia: the piano and the incredible life of the composer”, published by Jeanne de Castro, about the composer from Pernambuco, Amélia Brandão Nery, who was successful in the 1950s and 1960s. The book aims to reverse Amélia’s erasure in the history of Brazilian music, a result of misogyny and prejudice. Divided into two parts, the biography explores the phases of Amélia’s life: her childhood and early career in Pernambuco, and her artistic rebirth in Rio de Janeiro as “Aunt Amélia”. The author uses sources from the press and personal accounts, but her novelistic approach and the lack of citation of sources may compromise the credibility of the work. The book also addresses Amélia’s relationship with the choro tradition, her personal life, such as her forced marriage and challenges as a mother, as well as her role as a female figure who, despite stereotypes, also represents the struggle for professional emancipation. Overall, the work is a significant contribution to the appreciation of Amélia's work, although it has limitations in terms of academic rigor.||La reseña analiza la biografía “Tia Amélia: el piano y la increíble vida del compositor”, publicada por Jeanne de Castro, sobre la compositora pernambucana Amélia Brandão Nery, que tuvo éxito en las décadas de 1950 y 1960. El libro pretende revertir el borrado. de Amélia en la historia de la música brasileña, fruto de la misoginia y los prejuicios. Dividida en dos partes, la biografía explora las fases de la vida de Amélia: su infancia y principios de su carrera en Pernambuco, y su renacimiento artístico en Río de Janeiro como “Tia Amélia”. La autora utiliza fuentes de prensa y relatos personales, pero su enfoque novelístico y la falta de citación de fuentes pueden comprometer la credibilidad del trabajo. El libro también aborda la relación de Amélia con la tradición chora, su vida personal, como su matrimonio forzado y sus desafíos como madre, además de su rol como figura femenina que, a pesar de los estereotipos, también representa la lucha por la emancipación profesional. En general, la obra es una contribución significativa a la apreciación de la obra de Amélia, aunque tiene limitaciones en términos de rigor académico.||A resenha discute a biografia “Tia Amélia: o piano e a vida incrível da compositora”, lançada por Jeanne de Castro, sobre a compositora pernambucana Amélia Brandão Nery, que fez sucesso nas décadas de 1950 e 1960. O livro visa reverter o apagamento de Amélia na história da música brasileira, resultado de misoginia e preconceito. Dividida em duas partes, a biografia explora as fases da vida de Amélia: sua infância e carreira inicial em Pernambuco, e seu renascimento artístico no Rio de Janeiro como “Tia Amélia”. A autora utiliza fontes da imprensa e relatos pessoais, mas sua abordagem romanesca e a falta de citação de fontes podem comprometer a credibilidade do trabalho. O livro também aborda a relação de Amélia com a tradição do choro, sua vida pessoal, como seu casamento forçado e desafios como mãe, além de seu papel como uma figura feminina que, apesar de estereótipos, também representa a luta pela emancipação profissional. No geral, a obra é uma contribuição significativa para a valorização da obra de Amélia, embora tenha limitações em termos de rigor acadêmico.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Linhares Rosa, Robervaldo | Leme Marconato, Thiago
Data
20 de dezembro de 2024
Formato
Identificador
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Música Hodie
Fonte
MUSICA HODIE; Vol. 24 (2024): Música Hodie | Música Hodie; Vol. 24 (2024): Música Hodie | Música Hodie; v. 24 (2024): Música Hodie | 1676-3939 | 2317-6776
Assuntos
resenha de livro | Tia Amélia | Tia Amélia: o piano e a vida incrível da compositora | choro e piano
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion