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Decision-making model for elementary school teachers to identify Autism and Intellectual Disability||Modelo de toma de decisión para uso de maestros de educación primaria en la identificación del autismo y la discapacidad intelectual||Modelo de tomada de decisão para uso de professores do ensino fundamental na identificação de Autismo e Deficiência Intelectual
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Metadados
Descrição
There are still a significant number of students who enter the elementary school with neurodevelopmental disorders, such as Autism Spectrum Disorder (ASD) and Intellectual Disability (ID), without having a diagnosis that guarantees their legal rights to Special Educational Services (SES). According to the Brazilian public health system (SUS), early identification and monitoring of ASD should be carried out by both the health and education teams. The objective of this study was to develop a decision-making model, with a flowchart detailing the required tasks and actions, through the use by elementary education teachers in the public education system of instruments for the evaluation of indicators of ASD and ID. The study was conducted in two phases. Phase 1: Two instruments in a checklist format were produced containing statements about the characteristics of the disorders to assist the teacher in the evaluation of students. Phase 2: Two flowcharts were created, one for each disorder, composed of a set of logically organized sequential activities. The procedure for both flowcharts consisted of a process based on Business Process Model and Notation (BPMN), using the open- source platform Business Process Management System (BPMS). The final report allows the visualization of the results from the evaluation, such as checklist’s indicators, neuropsychological assessment, emotional and behavioral assessments. The study presents a process model for teachers and educational managers that uses a computer system to assist them in the collection and analysis of data, as well as decision-making in real time to identify students with suspected neurodevelopmental disorders.||Todavía hay un número significativo de estudiantes que ingresan a la escuela primaria con trastornos del neurodesarrollo, como el Trastorno del Espectro del Autismo (TEA) y la Discapacidade Intelectual (DI), sin tener un diagnóstico que garantice sus derechos legales a los Servicios de Educación Especial (SES). De acuerdo con el Sistema de Salud Pública (SUS) de Brasil, tanto el equipo de salud como de educación deben llevar a cabo la identificación y el monitoreo tempranos del TEA. El objetivo de este estudio fue desarrollar un modelo para tomar decisión, con un diagrama de flujo que detalla las tareas y acciones requeridas, através del uso por parte de los maestros de educación primaria del sistema de educación pública de instrumentos para la evaluación de indicadores de TEA e DI. El estudio se realizó en dos fases. Fase 1: Se produjeron dos instrumentos en formato de lista de verificación que contiene descripciones de características de los trastornos para ayudar al maestro en la evaluación de los estudiantes. Fase 2: se crearon dos diagramas de flujo, uno para cada trastorno, compuesto por un conjunto de actividades secuenciales organizadas logicamente. El procedimiento para ambos diagramas de flujo consistió en un proceso basado en el Modelo de Proceso de Negocio y la Notación (BPMN), utilizando el sistema de gestión de procesos de negocio (BPMS) de plataforma de código abierto. El informe final permite la visualización de resultados de la evaluación, como indicadores de la lista de verificación, evaluación neuropsicológica y evaluaciones emocionales y de comportamiento. ||Ainda há um número significativo de alunos que ingressam no ensino fundamental com transtornos do neurodesenvolvimento, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e a Deficiência Intelectual (DI), sem diagnóstico garantindo seus direitos legais aos Serviços Educacionais Especiais (SES). De acordo com o sistema público de saúde brasileiro (SUS), a identificação precoce e o monitoramento do TEA devem ser realizados pelas equipes de saúde e educação. O objetivo deste estudo foi desenvolver um modelo de tomada de decisão, com um fluxograma detalhando tarefas e ações, utilizado por professores do ensino fundamental do sistema público de ensino com instrumentos para avaliação de indicadores de TEA e DI. O estudo foi realizado em duas fases. Fase 1: Dois instrumentos em um formato de checklist de verificação foram produzidos contendo descrições sobre as características dos transtornos para auxiliar o professor na avaliação dos alunos. Fase 2: Dois fluxogramas foram criados, um para cada transtorno, composto por um conjunto de atividades sequenciais logicamente organizadas. O procedimento para os fluxogramas consistiu em um processo baseado no Business Process Model and Notation (BPMN), utilizando a plataforma de código aberto Business Process Management System (BPMS). O relatório final permite a visualização dos resultados da avaliação, como indicadores do checklist, avaliação neuropsicológica, avaliações emocionais e comportamentais. O estudo apresenta um modelo de processo para professores e gestores educacionais que utiliza um sistema computadorizado para auxiliá-los na coleta e análise de dados, bem como tomada de decisão em tempo real para identificar alunos com suspeita de transtornos do neurodesenvolvimento.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
Brazil; Contemporary | Brasil; Contemporáneo | Brasil; Contemporâneo
Autor
Teixeira, Maria Cristina Triguero Veloz | Carreiro, Luiz Renato Rodrigues | Seabra, Alessandra Gotuzo | Silva, Leandro Augusto da | Rossi, Ana Claudia | Tafla, Tally Lichtensztejn | Lopes, Erick Fernando Doria | Brunoni, Decio
Data
5 de fevereiro de 2020
Formato
Identificador
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8655539 | 10.20396/etd.v22i1.8655539
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 ETD - Educação Temática Digital
Fonte
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 22 No. 1 (2020): Autism: pedagogical and social aspects; 106-126 | ETD - Educação Temática Digital; Vol. 22 Núm. 1 (2020): Autismo: aspectos pedagógicos y sociales; 106-126 | ETD - Educação Temática Digital; v. 22 n. 1 (2020): Autismo: aspectos pedagógicos e sociais; 106-126 | 1676-2592
Assuntos
Basic education | Intellectual Disability | Autism | Big Data environment | Educação Básica | Deficiência Intelectual | Autismo | Ambiente Big Data | Educación básica | Discapacidad Intelectual | Autismo | Ambiente Big Data
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Text | Texto | Avaliado pelos pares | Texto