Descrição
O tema da dissertação é a inclusão social da pessoa com deficiência visual
no espaço museológico, visando identificar e analisar o uso da informação especial e
os recursos da tecnologia assistiva para fins de atendimento a este público visitante.
Teve como estudo de caso três museus de significativa expressão no cenário
brasileiro, dedicados à História, Artes e Ciências: o Museu Histórico Nacional -- MHN,
o Museu Nacional de Belas Artes – MNBA e o Museu de Astronomia e Ciências Afins
– MAST, localizados na cidade do Rio de Janeiro. A metodologia de análise incluiu, ao
lado de fontes nacionais e internacionais, os dados de pesquisa realizada por fonte
oficial do campo museológico, o Instituto Brasileiro de Museus-IBRAM, a visitação aos
espaços físicos dos três museus com aplicação de formulário para diagnóstico das
condições oferecidas para atendimento nos locais e, ainda, visitação aos espaços
virtuais – sites na internet - com aplicação de modelo funcional relativo ao padrão de
acessibilidade. A análise e interpretação dos resultados nos dois espaços dos museus
apontou carências nas condições de atendimento para a visitação museológica do
segmento de público com deficiência visual. Tal fato vem indicar que, embora já esteja
em foco no campo da Museologia o debate sobre o denominado museu inclusivo, no
momento e nos museus pesquisados existe um hiato entre o discurso e a prática da
inclusão, inclusive verificado pela dificuldade de encontrar fontes de consulta que
tratem do uso das modernas propostas a cargo da Informação especial e da
tecnologia assistiva.