Descrição
O presente artigo busca analisar os filmes Dente canino (Yorgos Lanthimos, 2009) e Miss violence (Alexandros Avranas, 2013), a partir das teorias do corpo e da perspectiva da estética performativa da chamada Greek Weird Wave, (“estranha onda grega”) buscando entender o espaço familiar nessas obras enquanto microcosmo político de uma sociedade fundamentada na violência. Propomos pensar o corpo performático enquanto espaço ideológico, e de que modo sua performance e mise-en-scène instauram em cena o que queremos denominar como “violência dos afetos”.Palavras-chave: cinema, corpo, Greek Weird Wave, performance, violência.Abstract: This article analyzes Dogtooth (Yorgos Lanthimos, 2009) and Miss violence (Alexandros Avranas, 2013), based on theories of the body and the performative aesthetics of the so-called “Greek Weird Wave”, in order to understand the family circle represented in these movies as a political microcosm of a society based on violence. Positing the performative body as an ideological space, we explore the way its performance and mise-en-scène result in a “violence of affections”.Key words: cinema, body, Greek Weird Wave, performance, violence.Fecha de recepción: 30/07/2019Fecha de aceptación: 03/02/2020