-
Desafios da didática diante das políticas de inclusão
- Voltar
Metadados
Descrição
Neste artigo o objetivo é discutir questões sobre a educação inclusiva levantadas por docentes de escolas públicas de oito municípios do Estado do Pará, e mediante essas questões, apresentar os desafios da didática no processo de inclusão escolar, na medida em que a didática tradicional voltada ao “aluno padrão”, centrada no conteúdo escolar, universalista e monocultural, não dá conta para trabalhar com as diferenças, sendo a própria didática colocada em questão. Trata-se de um recorte de duas pesquisas qualitativas realizadas em municípios do Estado do Pará. A primeira concluída em 2012, envolvendo pesquisadores da UEPA, UFPA e UFOPA, em 08 municípios do Pará: Belém, Ananindeua, Marituba, Marabá, Santarém, Barcarena, Tucuruí e Altamira. A segunda, concluída em 2014, com pesquisadores da UEPA e da UFPA, em dois municípios: Belém e Marabá. Entre os procedimentos metodológicos realizados estão: entrevistas semiestruturadas com gestores da escola e da Educação Especial, coordenadores/assessores pedagógicos e professores da sala comum e de salas de recursos multifuncionais (primeira pesquisa) e técnica de grupo focal com professores de salas de recursos multifuncionais e técnicos (segunda pesquisa), levantamento bibliográfico e documental sobre o tema de estudo. A análise dos dados foi efetivada por meio de categorizações analíticas e temáticas com base na Análise de Conteúdo. Nas duas pesquisas foram realizados procedimentos éticos. Entre os desafios da didática para a inclusão escolar destaca-se lidar com a heterogeneidade superando a lógica da homogeneidade.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Oliveira, Ivanilde Apoluceno de
Data
16 de dezembro de 2015
Formato
Identificador
https://www.criticaeducativa.ufscar.br/index.php/criticaeducativa/article/view/36 | 10.22476/revcted.v1i2.36
Idioma
Direitos autorais
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Fonte
Crítica Educativa; v. 1 n. 2 (2015): Dossiê: Educação inclusiva; p.110-126 | 2447-4223 | 10.22476/revcted.v1i2
Assuntos
Desafios. Didática. Políticas de Inclusão | Educação Especial
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion