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DESAFIOS E BENEFÍCIOS DO TRABALHO INTERDISCIPLINAR NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E NO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO REALIZADO COM DOCENTES DA CIDADE DE NITERÓI – RJ
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Metadados
Descrição
Nas últimas décadas, a discussão a respeito da importância e da viabilidade do trabalho interdisciplinar no campo educacional, como um dos meios possíveis de contribuir para facilitar a produção e a disseminação dos saberes, tem gerado muitas controvérsias. Todavia, há pelo menos um ponto passivo no que se refere ao seu objetivo, que é o fato de colaborar para que o conhecimento seja difundido, tornando-o menos fracionado e limitado, proporcionando, assim, um diálogo efetivo entre os componentes curriculares. Este artigo objetiva discutir a relevância da interdisciplinaridade nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, tendo como base uma pesquisa realizada com quarenta docentes voluntários das redes pública e privada de ensino, na cidade de Niterói. O estudo buscou examinar os possíveis desafios e benefícios que a prática interdisciplinar pode oferecer e analisou os depoimentos dos educadores acerca de suas vivências cotidianas no que se relaciona a esta temática. A metodologia utilizada baseou-se em uma abordagem predominantemente qualitativa com tratamento quantitativo de parte dos dados e compreendeu uma coleta de informações realizada por meio do preenchimento de formulários. Como resultado, observou-se que os docentes veem a abordagem interdisciplinar como uma possibilidade de trabalho potencialmente rica, mas não isenta de dificuldades. De acordo com a pesquisa, a maioria percebe essa perspectiva como uma via para o desenvolvimento de uma compreensão mais abrangente dos problemas que permeiam a sociedade, para o estímulo à criatividade e para a promoção de um maior envolvimento e compromisso do corpo discente com a escola. No entanto, o planejamento, a disponibilidade de recursos e de pessoal e, ainda, o conhecimento requerido, são obstáculos para sua efetiva implementação.||En las últimas décadas, la discusión sobre la importancia y viabilidad del trabajo interdisciplinario en el campo educativo, como uno de los posibles medios para contribuir a facilitar la producción y difusión del conocimiento, ha generado numerosas controversias. Sin embargo, existe al menos un punto pasivo respecto de su objetivo, que es ayudar a difundir el conocimiento, haciéndolo menos fragmentado y limitado, propiciando así un diálogo efectivo entre los componentes curriculares. Este artículo tiene como objetivo discutir la relevancia de la interdisciplinariedad en los últimos años de la Educación Primaria y Secundaria, a partir de una investigación realizada con cuarenta docentes voluntarios de redes educativas públicas y privadas de la ciudad de Niterói. El estudio buscó examinar los posibles desafíos y beneficios que la práctica interdisciplinaria puede ofrecer y analizó las declaraciones de los educadores sobre sus experiencias cotidianas en relación a este tema. La metodología utilizada se basó en un enfoque predominantemente cualitativo con tratamiento cuantitativo de parte de los datos e incluyó la recogida de información realizada completado los formularios. Como resultado, se observó que los docentes ven el enfoque interdisciplinario como una posibilidad de trabajo potencialmente rica, pero no exenta de dificultades. Según la encuesta, la mayoría percibe esta perspectiva como una forma de desarrollar una comprensión más integral de los problemas que permean a la sociedad, de estimular la creatividad y de promover una mayor implicación y compromiso del alumnado con la escuela. Sin embargo, la planificación, la disponibilidad de recursos y personal, y también los conocimientos necesarios, son obstáculos para su implementación efectiva.||In recent decades, the discussion regarding the importance and viability of interdisciplinary work in the educational field, as one of the possible means of contributing to facilitating the production and dissemination of knowledge, has generated many controversies. However, there is at least one passive point regarding its objective, which is to help spread knowledge, making it less fragmented and limited, thus providing an effective dialogue between the curricular components. This article aims to discuss the relevance of interdisciplinarity in the final years of Elementary and Secondary Education, based on research carried out with forty volunteer teachers from public and private education networks in the city of Niterói. The study sought to examine the possible challenges and benefits that interdisciplinary practice can offer and analyzed the statements of educators about their daily experiences in relation to this theme. The methodology used was based on a predominantly qualitative approach with quantitative treatment of part of the data and included information collection carried out by filling out forms. As a result, it was observed that teachers see the interdisciplinary approach as a potentially rich work possibility, but not without difficulties. According to the survey, the majority perceive this perspective as a way to develop a more comprehensive understanding of the problems that permeate society, to stimulate creativity and to promote greater involvement and commitment of the student body to school. . However, planning, availability of resources and personnel, and also the required knowledge, are obstacles to its effective implementation.
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Almeida, Lidiane | Menezes Ferreira, Cristiane
Data
16 de dezembro de 2024
Formato
Identificador
https://www.e-publicacoes.uerj.br/e-mosaicos/article/view/83108 | 10.12957/e-mosaicos.2024.83108
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Lidiane Almeida, Cristiane Menezes Ferreira
Fonte
e-Mosaicos; v. 13 n. 32 (2024): e-Mosaicos | 2316-9303
Assuntos
Interdisciplinaridade | Conhecimento | Desafios | Ensino Fundamental | Ensino Médio | Interdisciplinarity | Knowledge | Challenges | Elementary School | High School | Interdisciplinariedad | Conocimiento | Desafíos | Enseñanza fundamental | Enseñanza media
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion