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Desafios para a educação musical: ultrapassar oposições e promover o diálogo
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Metadados
Descrição
A partir do texto da professora Tânia Cançado sobre a experiência do Projeto Cariúnas,apresentado ao Fórum de Debate Educação Musical e Diversidade, destacamos três questões paraa reflexão da área de educação musical: a) a função da educação musical na formação global doindivíduo; b) o reconhecimento da diversidade cultural; c) o papel da interdisciplinaridade. Analisamoscomo, no percurso do ensino de arte e de música, objetivos essencialistas e contextualistas têmsido confrontados, discutindo como os projetos educacionais extra-escolares, de caráter social,têm apontado a necessidade de ultrapassar essa oposição. Por outro lado, tais projetos colocam,para nossa área, o desafio de tratar a diversidade cultural, sem cair na “guetização” ou na idealizaçãode algum padrão musical como redentor, o que exige o diálogo entre diversas manifestações musicais.Discutimos, ainda, a necessidade de dialogar com outras áreas de conhecimento, numa perspectivainter-multi-trans-disciplinar, para o enriquecimento da pesquisa e da formação do professor.
ISSN
1518-2630
Periódico
Autor
Penna, Maura; Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
Data
22 de abril de 2014
Formato
Idioma
Editor
Direitos autorais
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Fonte
REVISTA DA ABEM; v. 14, n. 14 (2006)
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion