Descrição
O presente artigo constitui uma reflexão epistemológica tecida a partir da observação do cotidiano da Escola Municipal Serra do Papagaio, Vale do Matutu, zona rural do município de Aiuruoca-MG. Reflexão que se desdobra em uma proposta de intervenção pedagógica. O objetivo foi desnaturalizar discursos/práticas dominantes e excludentes e dar visibilidade/estimular a valorização da diversidade humana e histórico-cultural da região. Buscou-se proporcionar reflexões/ações que possam ser adaptadas a outras situações educacionais. Fazendo soar o tom de ecologias de saberes, poéticas da diversidade e estéticas diaspóricas elegeu-se como tema central as manifestações histórico-culturais de grupos afrobrasileiros e indígenas. As experiências resultaram em proposições de vivências inseridas no campo da arte/educação que possibilitam despertar sensibilidades poéticas e libertar os sentidos, os modos de ver e de viver. Percebendo-se e trabalhando-se a arte como fim, mas também como meio, foram elaboradas diretrizes metodológicas que podem contribuir para a descolonização de currículos, percepções e comportamentos.