-
Descolonizando a capital: cartografia político-afetiva de corpos errantes pela cidade de Brasília||Decolonizing the capital: political-affective cartography of wandering bodies around the city of Brasília
- Voltar
Metadados
Descrição
Based on the analysis of urban interventions by four artists and collectives from both the central and peripheral areas of the Federal District, I propose the development of a brief political-affective cartography of Brasília, whose original urban design is characterizedby constituting a segregating device that, to this day, grants to the city one of the greatest social inequalities in the country. To achieve this, I initially turn to the concept of decolonial aesthetics as a theoretical-epistemological framework to decentralize the role of representation and visual stimulation in the arts, prioritizing other forms of meaning production by aisthesis, placing the body as an agent of city occupation, as proposed by the practice of delirium ambulatorium in Hélio Oiticica’s work. I find in the discussed artists echoes of the tropicalist painter and sculptor in the aesthetic practice of walking and wandering as a possibility to merge the body with space, constituting a subversive way of understanding the formation of subjectivities in the neoliberal urban context.||A partir da análise de intervenções urbanas de quatro artistas e coletivos do centro e da periferia do Distrito Federal, proponho a elaboração de uma breve cartografia político-afetiva de Brasília, cujo projeto urbanístico original se caracteriza por constituir um dispositivo urbano segregacionista que confere à cidade, até hoje, uma das maiores desigualdades sociais do país. Para tanto, recorro inicialmente à concepção de estética decolonial como aporte teórico-epistemológico para descentralizar o papel da representação e do estímulo visual nas artes de modo a priorizar outras formas de produção de sentido pela aisthesis, colocando o corpo como agente de ocupação da cidade, conforme proposto pela prática do delirium ambulatorium em Hélio Oiticica. Encontro, nos artistas abordados, reverberações do pintor e escultor tropicalista na prática estética do caminhar e da errância como possibilidade de fundir o corpo ao espaço, constituindo um modo subversivo de compreender a formação de subjetividades no contexto urbano neoliberal.
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Freitas, Gabriela
Data
29 de fevereiro de 2024
Formato
Identificador
https://www.revistas.usp.br/posfau/article/view/208304 | 10.11606/issn.2317-2762.posfauusp.2024.208304
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Gabriela Freitas | https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0
Fonte
PosFAUUSP; v. 31 n. 58 (2024); e208304 | Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP; Vol. 31 No. 58 (2024); e208304 | Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP; Vol. 31 Núm. 58 (2024); e208304 | 2317-2762 | 1518-9554
Assuntos
Cartography | Urban interventions | Decolonial aesthetics | Wandering | Brasília, DF | Cartografia | Intervenções urbanas | Estética decolonial | Errância | Brasília, DF.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion