-
Desenvolvimento musical de crianças autistas em diferentes contextos de aprendizagem: : um estudo exploratório||Musical development of autistic children in different learning contexts: : an exploratory study||Desarrollo musical de niños autistas en diferentes contextos de aprendizaje: : un estudio exploratorio
- Voltar
Metadados
Descrição
Esta pesquisa, resultante de Mestrado em Música, analisou o desenvolvimento musical de duas crianças autistas, inseridas em dois distintos contextos de aprendizagem musical, com o objetivo de identificar prováveis fatores de influencia no processo. Para tanto, as crianças foram submetidas a um semestre de Educação Musical, alocadas em dois grupos: um especial, composto apenas por alunos neurodivergentes e um inclusivo, composto por alunos neurodivergentes e neurotípicos. As aulas foram filmadas e o desenvolvimento musical das crianças avaliado por um júri. Os dados obtidos passaram pela técnica Análise de Conteúdo e apontaram padrões que, por sua vez, delinearam categorias que serviram de base para a avaliação do desenvolvimento obtido pelas crianças a partir das aulas de música. Foram também realizadas entrevistas parcialmente estruturadas com os pais, para um melhor entendimento dos dados obtidos. Os resultados apontam para um significativo desenvolvimento musical/geral das crianças em seus respectivos contextos de aprendizagem, demonstrando o quão benéfico é o fazer musical, independente do contexto de aprendizagem, além de mostrar que a música, de fato, pode afetar o ser humano em sua totalidade. Foi concluído que o contexto de aprendizagem sofre inúmeras influências, que vão desde os indivíduos presentes na sala de aula, aos hábitos familiares e às características individuais do autismo. Como contribuição, a presente pesquisa esboçou o protocolo que deu origem à Escala XXX, atualmente validada.||This research, resulting from a Master's degree in Music, analyzed the musical development of two autistic children, inserted in two different musical learning contexts, with the aim of identifying likely influencing factors in the process. To this end, the children underwent a semester of Music Education, allocated into two groups: a special one, composed only of neurodivergent students, and an inclusive one, composed of neurodivergent and neurotypical students. The classes were filmed and the children's musical development was evaluated by a jury. The data obtained went through the Content Analysis technique and identified patterns that, in turn, outlined categories that served as a basis for evaluating the development obtained by children from music classes. Partially structured interviews were also carried out with parents, to better understand the data obtained. The results point to a significant musical/general development of children in their respective learning contexts, demonstrating how beneficial it is to make music, regardless of the learning context, in addition to showing that music, in fact, can affect human beings in its entirety. It was concluded that the learning context suffers numerous influences, ranging from the individuals present in the classroom, to family habits and the individual characteristics of autism. As a contribution, this research outlined the protocol that gave rise to the XXX Scale, currently validated.||Esta investigación, resultante de una Maestría en Música, analizó el desarrollo musical de dos niños autistas, insertados en dos contextos de aprendizaje musical diferentes, con el objetivo de identificar posibles factores influyentes en el proceso. Para ello, los niños realizaron un semestre de Educación Musical, distribuidos en dos grupos: uno especial, compuesto únicamente por estudiantes neurodivergentes, y uno inclusivo, compuesto por estudiantes neurodivergentes y neurotípicos. Las clases fueron filmadas y un jurado evaluó el desarrollo musical de los niños. Los datos obtenidos pasaron por la técnica de Análisis de Contenido e identificaron patrones que, a su vez, delinearon categorías que sirvieron de base para evaluar el desarrollo obtenido por los niños a partir de las clases de música. También se realizaron entrevistas parcialmente estructuradas a los padres, para comprender mejor los datos obtenidos. Los resultados apuntan a un importante desarrollo musical/general de los niños en sus respectivos contextos de aprendizaje, demostrando lo beneficioso que es hacer música, independientemente del contexto de aprendizaje, además de demostrar que la música, de hecho, puede afectar al ser humano en su totalidad. . Se concluyó que el contexto de aprendizaje sufre numerosas influencias, que van desde los individuos presentes en el aula, hasta los hábitos familiares y las características individuales del autismo. Como aporte, esta investigación esbozó el protocolo que dio origen a la Escala XXX, actualmente validada.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
do Carmo Oliveira, Gleisson
Data
20 de agosto de 2024
Formato
Identificador
https://periodicos.unespar.edu.br/incantare/article/view/8494 | 10.33871/2317417X.2023.18.1.8494
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Revista InCantare
Fonte
Revista InCantare; v. 18 n. 1 (2023): Revista InCantare; 1-14 | InCantare; Vol. 18 No. 1 (2023): Revista InCantare; 1-14 | InCantare; Vol. 18 Núm. 1 (2023): Revista InCantare; 1-14 | 2317-417X | 2237-3365
Assuntos
Autism | Musical development | Contexts of learning | Music Education | Autismo | Contexto de aprendizaje | Desarrollo musical | Educación Musical | Autismo | Contexto de aprendizagem | Desenvolvimento musical | Educação Musical
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion