Descrição
The aim is to discuss some intersections in the process of doing research in the disability’s field. To weave these problematizations, extracts from a survey carried out with disabled students who entered a federal public university through the affirmative action policy are used. To cripple the implications analysis, it is suggested to invest in the ethical-political power of the existence of difference, anticipate and desire diversity in the most diverse spaces, contexts, and academic temporalities, destabilize hegemonic knowledge and, finally, assume an ethical-political position committed to the anti-ableism struggle.||Pretende-se discorrer sobre alguns atravessamentos do processo de fazer pesquisa no campo da deficiência. Para tecer estas problematizações são utilizados extratos de uma pesquisa realizada com estudantes com deficiência que ingressaram em uma universidade pública federal por meio da política de ações afirmativas. A fim de aleijar a análise de implicações, sugere-se apostar na potência ético-política da existência da diferença, antecipar e desejar a diversidade nos mais diversos espaços, contextos e temporalidades acadêmicas, desestabilizar saberes hegemônicos e, por fim, assumir um posicionamento ético-político comprometido com a luta anticapacitista.