Descrição
O presente artigo possui como objetivo central caracterizar a ressignificação do conceito de Deus em Lévinas e Marion, levando em consideração o conceito heideggeriano de onto-teo-logia, que simultaneamente pretende caracterizar a essência da metafísica e assinalar o caráter não divino do Deus metafísico considerado causa de si (causa sui), uma vez que, tanto Lévinas quanto Marion, reposicionam a questão de Deus por meio da assunção deste conceito. Neste sentido, Deus é ressignificado por meio da afirmação de sua incondicionalidade, irredutível, portanto, a quaisquer horizontes condicionadores dos fenômenos em geral. Por este motivo, Lévinas e Marion pensam Deus como refratário ao conceito heideggeriano de ser, que posiciona horizontes históricos desveladores da aparição de todo e qualquer ente. Assim, seja no âmbito da virada ética da fenomenologia (Lévinas), que inscreve Deus na significatividade do rosto do outro humano, seja na saturação de todo e qualquer horizonte de sentido (Marion), um Deus não onto-teo-lógico se dá para além do ser.DOI:10.12957/ek.2015.21461