Descrição
The purpose of this article is to describe a modeling approach to help students develop a conceptual understanding of statistical significance levels, through discovery based on their own observations as they play the role of data detectives. I wish I could claim this clever idea as my own original thought, but in fact, Eckert (1994) outlined a similar activity. A few years later, Roxy Peck demonstrated a slightly different version of this activity in an Advanced Placement Statistics meeting. I have been using various versions of this modeling approach over the years, in my various statistics and quantitative inquiry courses at undergraduate and graduate levels.||El objetivo de este artículo es describir un abordaje de modelado para ayudar a los alumnos a desarrollar una comprensión conceptual de los niveles de significancia estadística por medio del descubrimiento en base a sus propias observaciones cuando desempeñan el rol de detectives de datos. Me gustaría poder promover esta idea inteligente como mía, pero la verdad es que Eckert (1994) delineó una actividad similar. Algunos años más tarde Roxy Peck demostró una versión ligeramente distinta de esa actividad en un encuentro sobre Métodos Estadísticos Avanzados. A lo largo de los años he utilizado diversas versiones de este abordaje de modelado en mis varios cursos de estadísticas e investigación cuantitativa en los niveles de grado y posgrado.||O objetivo deste artigo é descrever uma abordagem de modelagem para ajudar os alunos a desenvolver uma compreensão conceitual dos níveis de significância estatística por meio de descoberta com base em suas próprias observações quando eles desempenham o papel de detetives de dados. Gostaria de poder promover esta ideia inteligente como minha, mas, na verdade, Eckert (1994) delineou uma atividade similar. Alguns anos mais tarde Roxy Peck demonstrou uma versão ligeiramente diferente dessa atividade em um encontro sobre Métodos Estatísticos Avançados. Tenho utilizado várias versões desta abordagem de modelagem ao longo dos anos em meus vários cursos de estatísticas e pesquisa quantitativa nos níveis de graduação e pós-graduação.