-
Deviation and normalization in the play “Navalha na carne”: a study of symbolic interactionism||Desvío y normalización en la obra “Navalha na carne”: un estudio de interaccionismo simbólico||Desvio e normatização na peça “Navalha na carne”: um estudo de interacionismo simbólico
- Voltar
Metadados
Descrição
In this study, we investigate the processes of normalization and labeling of deviation in Plínio Marcos' work "Navalha na Carne" (1967). The play portrays marginalization whose stigma transcends the theater, strongly impacting conservative spectators. The objective is to comprehend how a portion of society received the work, employing concepts from Social Anthropology, especially Howard Becker's perspective of symbolic interactionism. After exposure and analysis of sources, it was possible to understand that not only did censorship bodies act deliberately to prohibit the play, but also a specific social segment, particularly Catholic institutions. Additionally, the normalization processes imposed by these institutions demonstrated how the characters and their practices were perceived as deviant, representing a threat to social order.||En este estudio, investigamos los procesos de normalización y etiquetado de desviación en la obra "Navalha na Carne" (1967) de Plínio Marcos. La obra retrata la marginación cuyo estigma trasciende el teatro, impactando fuertemente a los espectadores conservadores. El objetivo es comprender cómo una parte de la sociedad recibía la obra, utilizando conceptos de Antropología Social, especialmente la perspectiva del interaccionismo simbólico de Howard Becker. Después de la exposición y análisis de las fuentes, fue posible entender que no solo los órganos de censura actuaban deliberadamente con el objetivo de prohibir la obra, sino también un determinado segmento social, en particular, las instituciones católicas. Además, los procesos de normalización impuestos por estas instituciones demostraron cómo los personajes y sus prácticas eran percibidos como desviados, representando una amenaza para el orden social.||Neste estudo, investigamos os processos de normatização e rotulagem de desvio na obra "Navalha na Carne" (1967) de Plínio Marcos. A peça retrata a marginalização cujo estigma transcende o teatro, impactando fortemente os espectadores conservadores. O objetivo é compreender como uma parcela da sociedade recebia a obra, utilizando conceitos da Antropologia Social, especialmente a perspectiva de interacionismo simbólico de Howard Becker. Após exposição e análise das fontes, foi possível entender que não apenas os órgãos de censura agiam deliberadamente com o intuito de proibir a peça, mas também um determinado segmento social, em especial, instituições católicas. Além disso, os processos de normatização impostos por essas instituições demonstraram como os personagens e suas práticas eram percebidos como desviantes, representando uma ameaça à ordem social.
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Barboza Garcia, Ana Flávia
Data
31 de dezembro de 2024
Formato
Identificador
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/aceno/article/view/17504 | 10.48074/aceno.v11i27.17504
Idioma
Editor
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 ACENO - Revista de Antropologia do Centro-Oeste
Fonte
ACENO - Revista de Antropologia do Centro-Oeste; v. 11 n. 27 (2024): setembro a dezembro de 2024; 281 - 296 | 2358-5587 | 10.48074/aceno.v11i27
Assuntos
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Avaliado pelos pares