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Devouring the scene: Epistemic justice in the contemporary ludovicense theatrical scene||Devorando la escena: Justicia epistémica en la escena teatral contemporánea ludovicense||Devorando a cena: A justiça epistêmica na cena teatral contemporânea ludovicense
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Metadados
Descrição
This study examines the aesthetic and methodological transformations in local theater groups that create theatrical plays based on Maranhense folklore, as well as ethnic-racial and gender issues. The theoretical framework adopted includes concepts such as Oswald de Andrade's “anthropophagy”, Boaventura Santos's “abyssal thinking” and “epistemicide”, Elizabeth Spelman's “epistemic violence”, and Miranda Fricker's “epistemic injustice”, as well as Lîla Bisaux's “epistemic displacement”. The application of the concept of anthropophagy in the analysis of the contemporary theatrical scene in São Luís do Maranhão emphasizes the relevance of epistemic justice by recognizing the diversity of cultural knowledge and practices, thus avoiding the exclusion of marginalized voices and perspectives.||Este estudio examina las transformaciones estéticas y metodológicas en grupos de teatro locales que crean obras teatrales basadas en el folclore maranhense, así como en cuestiones étnico-raciales y de género. El marco teórico adoptado incluye conceptos como la “antropofagia” de Oswald de Andrade, el “pensamiento abismal” y el “epistemicidio” de Boaventura Santos, la “violencia epistémica” y la “injusticia epistémica” de Elizabeth Spelman y Miranda Fricker, respectivamente, así como el “desplazamiento epistémico” de Lîla Bisaux. La aplicación del concepto de antropofagia en el análisis de la escena teatral contemporánea en São Luís del estado Maranhão destaca la relevancia de la justicia epistémica al reconocer la diversidad de saberes y prácticas culturales, evitando así la exclusión de voces y perspectivas marginadas.||Este estudo examina as transformações estéticas e metodológicas nos grupos de teatro locais que criam peças teatrais com base no folclore maranhense, bem como em questões étnico-raciais e de gênero. O quadro teórico adotado inclui conceitos como a “antropofagia” de Oswald de Andrade, o “pensamento abissal” e o “epistemicídio” de Boaventura Santos, a “violência epistêmica” e a “injustiça epistêmica” de Elizabeth Spelman e Miranda Fricker, respectivamente, além do “deslocamento epistêmico” de Lîla Bisaux. A aplicação do conceito de antropofagia na análise da cena teatral contemporânea de São Luís do Maranhão ressalta a relevância da justiça epistêmica ao reconhecer a diversidade de saberes e práticas culturais, evitando assim a exclusão de vozes e perspectivas marginalizadas.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Cabral Fonseca, Michelle Nascimento | Conceição, Raylson Silva
Data
29 de janeiro de 2024
Formato
Identificador
https://seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/70504 | 10.14393/OUV-v20n1a2024-70504
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2023 ouvirOUver | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
Fonte
ouvirOUver; v. 20 n. 1 (2024): Dossiê Devires Decoloniais: Resistências, Impasses, Estratégias | 1983-1005 | 1809-290X
Assuntos
Anthropophagy | Theater groups | Epistemic violence | Epistemic injustice | Epistemicide | Antropofagia | Grupos teatrais | Violência epistêmica | Injustiça Epistêmica | Epistemicídio | Antropofagia | Grupos de teatro | Violencia epistémica | Injusticia epistémica | Epistemicidio
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion