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Diálogo interáreas: o papel da educação musical na atualidade
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Metadados
Descrição
Neste trabalho, faz-se uma revisão histórica da educação musical brasileira nos últimoscinqüenta anos, apontando como ela se enfraqueceu na escola, mostrou boa participação emprojetos culturais e sociais e fortaleceu-se com as associações de classe e cursos de pósgraduação.Aponta-se que os métodos clássicos de educação musical do início do século XX foramrespostas às necessidades do seu tempo. Sugere-se que, como resposta às necessidades atuais,a educação musical dialogue com outras áreas do saber, para que a educação musical não se limiteaos que freqüentam escolas de música ou participem de projetos culturais e sociais, mas seestendam a outras populações, portadoras de necessidades especiais. Esses agrupamentos podemser atingidos pelo diálogo com outras áreas do conhecimento, como a psicologia, a medicina, aantropologia e a educação ambiental. Resultados parciais desse diálogo interáreas são mostrados,com projetos concluídos e em andamento, desenvolvidos nos cursos de graduação e pós-graduaçãoem música do IA/Unesp.
ISSN
1518-2630
Periódico
Autor
Fonterrada, Marisa Trench de Oliveira; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Data
22 de abril de 2014
Formato
Idioma
Editor
Direitos autorais
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Fonte
REVISTA DA ABEM; v. 15, n. 18 (2007)
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion