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Diálogo múltiple y arco tenso: poemas intermedios de Décio Pignatari||Multialogue and tense bow: intermedia poems by Décio Pignatari||Multiálogo e arco tenso: poemas intermídia de Décio Pignatari
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Metadados
Descrição
Décio Pignatari (1927-2012) was the most irreverent one in the trio of concrete poets who composed with the brothers Haroldo and Augusto de Campos. Pignatari boldness resides in satire, but also in media's multialogue, which he experiences through the exploration of different supports in intermedia poems. This work aimed to bring Décio Pignatari’s poetry to the field of inscription support analysis, suggesting an active dialogue with the digital contemporary. It is observed that there is some technomodern data in the intermedia poems um movimento (1956), hombre hambre hambra (1957) and caviar (1959), which transit between the supports of page and audio. In order to compose the theoretical discussion of the intermedia concept were used the texts Inter textos/ inter artes/ inter media (2006) and Concrete poetry and the new performance arts: intersemiotic, intermedia, intercultural (2000), by Claus Clüver. Meanwhile, the texts A poesia concreta como precursora da cibercultura (2006) and Décio Pignatari entre a vida, os signos e a memória (2016), by Lucia Santaella, articulated the dialogue between the poems and the digital context.||Décio Pignatari (1927-2012) era o mais irreverente do trio de poetas concretos que compunha junto com os irmãos Haroldo e Augusto de Campos. A ousadia de Pignatari está na sátira, mas também no multiálogo das mídias, que ele experimenta por meio de diferentes suportes nos poemas intermídia. O objetivo do trabalho foi trazer a poesia de Décio Pignatari para o campo de análise do suporte de inscrição, sugerindo um diálogo ativo com o contemporâneo digital. Observa-se que existe algum dado tecnomoderno nos poemas intermídia um movimento (1956), hombre hambre hambra (1957) e caviar (1959), que transitam entre os suportes da página e do áudio. Para compor a discussão teórica do conceito de intermídia foram utilizados os textos: Inter textos/ inter artes/ inter media (2006) e Concrete poetry and the new performance arts: intersemiotic, intermedia, intercultural (2000), de Claus Clüver. Já os textos: A poesia concreta como precursora da cibercultura (2006) e Décio Pignatari entre a vida, os signos e a memória (2016), de Lucia Santaella, articularam o diálogo entre os poemas e o contexto digital.
ISSN
1984-1124
Periódico
Autor
Bomfim, Monalisa Medrado
Data
22 de dezembro de 2020
Formato
Identificador
https://www.revistas.usp.br/criacaoecritica/article/view/171489 | 10.11606/issn.1984-1124.i28p169-187
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 Monalisa Medrado Bomfim | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
Fonte
Revista Criação & Crítica; n. 28 (2020): Literatura como encontro; 169-187 | Revista Criação & Crítica; No. 28 (2020): Literatura como encontro; 169-187 | Revista Criação & Crítica; Núm. 28 (2020): Literatura como encontro; 169-187 | Revista Criação & Crítica; No 28 (2020): Literatura como encontro; 169-187 | 1984-1124
Assuntos
concrete poetry | intermedia poems | Claus Clüver | Lucia Santaella | inscription supports | intermediality | poesia concreta | poemas intermídias | Claus Clüver | Lucia Santaella | suportes | intermidi
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Avaliado pelos pares