-
Diálogos formativos entre pedagogia da cooperação e desenvolvimento profissional docente
- Voltar
Metadados
Descrição
A Pedagogia da Cooperação é um conjunto de princípios, processos, procedimentos e práticas, que podem orientar o profissional de educação que pretenda trabalhar na linha da aprendizagem cooperativa, pois trabalha com metodologias que motivam e desenvolvem a integração e cooperação. A presente pesquisa é parte integrante de uma dissertação de Mestrado em Educação em uma instituição pública no estado do Rio de Janeiro que objetivou investigar as possibilidades da aplicação da Pedagogia da Cooperação na prática docente, analisar esta pedagogia como instrumento de fortalecimento da capacidade argumentativa e discutir uma sequência de processos para um aprendizado mais dinâmico e cooperativo em sala de aula. A metodologia foi realizada através de pesquisa exploratória numa abordagem qualitativa buscando estabelecer um diálogo junto aos professores participantes da Residência Pedagógica na instituição. Focamos na possibilidade do uso dos Jogos Cooperativos, do Diálogo, e da Comunicação não-violenta (CNV) que são processos da Pedagogia da Cooperação que podem ser aplicados pelos educadores para desenvolver a criatividade e a cooperação entre os educandos, visando às metas coletivas e não apenas individuais. A pesquisa tem como referencial teórico as contribuições de Brotto com o conceito de Pedagogia da Cooperação; Vigotski com os conceitos de vivência e Zona de Desenvolvimento Iminente, e García sobre Desenvolvimento Profissional Docente. Buscamos contribuir para ampliar as concepções de ensino referenciadas em práticas docentes cooperativas e participativas.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Leite, Cláudia Almada | da Fontoura, Helena Amaral
Data
28 de outubro de 2015
Formato
Idioma
Editor
Direitos autorais
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Fonte
Práxis Educacional; v. 12 n. 21 (2016): Prática Pedagógica; 75-102 | Práxis Educacional; Vol. 12 Núm. 21 (2016): Prática Pedagógica; 75-102 | Práxis Educacional; Vol. 12 No. 21 (2016): Prática Pedagógica; 75-102 | 2178-2679 | 1809-0249
Assuntos
Diálogos formativos | Desenvolvimento profissional docente | Pedagogia da cooperação
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion