Descrição
Digital reading is performed by children, since an early age, through portable and multifunctional devices, such as tablets and smartphones, which are increasingly owned by the children themselves and not by their parents. Given this reality of digital reading experience, this article seeks from national and international research data to understand the phenomenon through the ability to read multimodal texts and by the ways that young children construct the meaning of digital texts read. Digital literacy skills can be learned by children since an early age, so that they can construct the meaning of digitized and digital texts in a more competent manner.||A leitura digital é realizada por crianças desde muito pequenas, por meio de dispositivos portáteis e multifuncionais, como tablets e smatphones, pertencentes cada vez mais às próprias crianças, e não aos pais. Diante dessa realidade de experiência de leitura digital, este artigo busca,com base em dados de pesquisas nacionais e internacionais, compreender o fenômeno a partir das habilidades para realizar a leitura de textos multimodais e por meio da maneira como crianças pequenas constroem o sentido dos textos digitais lidos. Habilidades de letramento digital podem ser aprendidas pelas crianças, desde bem pequenas, para que possam construir o sentido dos textos digitalizados e digitais de forma mais competente