-
Digital tools for reading: applications and effects in textual comprehension of bilingual students||Ferramentas digitais para a leitura: aplicação e efeitos na compreensão textual de alunos bilíngues
- Voltar
Metadados
Descrição
This article provides an explanation regarding the effects of the Spritz reading tool on bilingual subjects’ reading competence. The study used as the main reference for this essay highlights the role of reading comprehension within two text presentation modes - Spritz and digital - and in two languages - Portuguese (L1) and English (L2). The research, featuring an exploratory character and of mixed methods, uses data from twenty-six subjectsL2 proficiency, previous knowledge and reading comprehension questions in L1 and L2. The results show that, regardless of the text presentation mode, L1 text comprehension was superior to L2 comprehension. Regarding the mode of presentation of the text, the statistical analyzes showed no significant differences between the reading score of participants in Spritz or digital mode, in L1 or L2.Overall, the study stands as a contribution to the discussion regarding the use of apps(such as Spritz) for reading assignments in L1 and L2 within the classroom.||O presente artigo traz uma síntese sobre os efeitos da ferramenta para leitura Spritz sobre a competência leitora de sujeitos bilíngues. O estudo que serviu de base para sua elaboração destaca a compreensão de leitura em dois modos de apresentação do texto - Spritz e digital - e em duas línguas -Português (L1) e Inglês (L2). A investigação, de caráter exploratório e empregando métodos mistos, utilizou dados provenientes de 26 sujeitos, que foram submetidos a testes para aferição da proficiência em L2, conhecimento prévio e compreensão de leitura em L1 e L2. Os resultados evidenciam que, independentemente do modo de apresentação do texto, a compreensão de textos em L1 foi superior à compreensão em L2. Em relação ao modo de apresentação do texto, as análises estatísticas não mostraram diferenças significativas entre o escore de leitura dos participantes nas modalidades Spritz ou digital, na L1 ou L2. Em linhas gerais, o estudo contribui para a discussão sobre a aplicabilidade de recursos tecnológicos como o Spritz em tarefas de leitura envolvendo L1 e L2, em sala de aula.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Pessoa, Déborah Louise Moura Tavares | Weissheimer, Janaina
Data
30 de dezembro de 2019
Formato
Identificador
https://periodicos.ufsc.br/index.php/textodigital/article/view/1807-9288.2019v15n2p74 | 10.5007/1807-9288.2019v15n2p74
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 Déborah Louise Moura Tavares Pessoa, Janaina Weissheimer
Fonte
Texto Digital; Vol. 15 No. 2 (2019); 74-100 | Texto Digital; Vol. 15 No 2 (2019); 74-100 | Texto Digital; v. 15 n. 2 (2019); 74-100 | 1807-9288
Assuntos
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion