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Distribuição temporal e produtividade relativa da pós-graduação stricto sensu da FURG
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Metadados
Descrição
Neste artigo, a questão de pesquisa concentra-se na perspectiva de contribuir para o entendimento qualiquantitativo do modelo de desenvolvimento dos programas de pós-graduação da instituição, utilizando-se como indicadores as suas respectivas dissertações e/ou teses, por meio da análise da distribuição temporal e da diversidade temática desta produção acadêmica. Foi elaborado um metatexto, integrando os títulos de todo o acervo compilado, a partir do qual se procedeu à análise textual discursiva (ATD), para identificar as categorias emergentes no conjunto. Os resultados preliminares apontam para a Produção Coletiva (PC) de um universo de 1536 “objetos”, distribuídos dentre as Produções Acadêmicas (PA) de 17 PPGs. Os PPGs com maior expressão quantitativa foram OB (Oceanografia Biológica), com PA = 379 (290 dissertações e 89 teses); EA (Educação Ambiental), com PA = 270 (236 dissertações e 34 teses); CA (Engenharia e Ciência de Alimentos), com PA = 166 (151 dissertações e 15 teses). A Produtividade Relativa (PR) destes PPGs é distinta, pois esta deve ser referida ao seu respectivo Período de Tempo (PT) de cada PPG (assim PR = PA/PT). Isto leva aos seguintes valores comparativos de PR: OB (12, 225); EA (16, 875); CA (11, 066). A sistematização dos resultados obtidos possibilitará o resgate de parte da memória institucional sobre sua produção acadêmica, orientando estratégias e propostas de novas pesquisas, subsidiando os processos de formação de recursos humanos e políticas de gestão da educação e do desenvolvimento na instituição.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
dos Santos Ferreira, Washington Luiz | Galiazzi, Maria do Carmo
Data
22 de julho de 2015
Formato
Idioma
Editor
Direitos autorais
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Fonte
Práxis Educacional; v. 12 n. 21 (2016): Prática Pedagógica; 365-383 | Práxis Educacional; Vol. 12 Núm. 21 (2016): Prática Pedagógica; 365-383 | Práxis Educacional; Vol. 12 No. 21 (2016): Prática Pedagógica; 365-383 | 2178-2679 | 1809-0249
Assuntos
Pós-graduação | Análise | Produtividade relativa
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Artigo avaliado pelos Pares