-
Doing Pragmatics in the Primary School: an Exploratory Research on Requests||Fare pragmatica nella scuola primaria: uno studio esplorativo sulle richieste||Fazer pragmática na escola primária: uma pesquisa exploratória com pedidos
- Voltar
Metadados
Descrição
O artigo ilustra um estudo exploratório sobre as modalidades de produção do ato comunicativo do pedir na interação de crianças de 8-9 anos, baseado em uma experimentação educacional de pesquisa-ação, conduzida na Itália na turma curricular da escola primária. Os aspectos especificamente indagados são os seguintes: as modalidades de realização do ato comunicativo; a relação entre ato comunicativo e sequência interacional; a capacidade das crianças de refletir sobre os usos linguísticos. Os resultados obtidos oferecem indicações para o desenvolvimento de materiais didáticos apropriados e para a definição de futuros protocolos de pesquisa.||L’articolo illustra uno studio esplorativo sulle modalità di produzione dell’atto comunicativo del richiedere nell’interazione di bambini di 8-9 anni, basato su una sperimentazione educativa di ricerca-azione, condotta in Italia nella classe curricolare della scuola primaria. Gli aspetti specifi camente indagati sono i seguenti: le modalità di realizzazione dell’atto comunicativo; la relazione tra atto comunicativo e sequenza interazionale; la capacità dei bambini di rifl ettere sugli usi linguistici. I risultati ottenuti offrono indicazioni per lo sviluppo di materiali didattici appropriati e per la defi nizione di futuri protocolli di ricerca.||The present paper illustrates an exploratory study investigating the communicative act of request performed by children aged 8-9 in oral interactions with adults and peers. The study is based on data collected as part of an educational action research plan carried out in two classrooms at a primary school in Italy. The main aspects investigated are: the strategies for requesting in oral production; the relationship between communicative act and interactional sequence; the ability of children to reflect on the language they use. Results provide useful insights both for the development of specific teaching materials and the definition of future research protocols.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Ferrari, Stefania | Zanoni, Greta
Data
21 de abril de 2024
Formato
Identificador
https://www.revistas.usp.br/italianistica/article/view/141891 | 10.11606/issn.2238-8281.v0i35p29-53
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2017 Revista de Italianística | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
Fonte
Revista de Italianística; n. 35 (2017); 29-53 | 2238-8281 | 1413-2079
Assuntos
Pragmatics | Italian language | Primary school | Requests | Oral interaction | Pragmatica | Lingua italiana | Scuola primaria | Richieste | Interazione orale | Pragmática | Língua italiana | Escola primária | Pedidos | Interação oral
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion